O Inmetro atualizou a tabela do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE Veicular). As montadoras fornecem os dados de desempenho energético ao instituto, que os consolida para repassar as informações de maneira clara ao consumidor.
A nova versão inclui lançamentos recentes e atualizações de modelos já existentes, abrangendo diversas categorias de veículos, como automóveis a combustão, híbridos, híbridos plug-in e totalmente elétricos.
Para que serve?
Segundo o Inmetro, a tabela não só ajuda na escolha do modelo pelo consumidor, mas também aprimora o programa com informações atualizadas sobre a eficiência energética dos veículos comercializados no país.
“Ela permite a comparação entre diferentes modelos e categorias, auxiliando o consumidor na tomada de decisão baseada em critérios de eficiência e economia de combustível”, afirma o chefe da Divisão de Regulamentação e Qualidade Regulatória do Inmetro, Hércules Antônio da Silva Souza.
A tabela do PBE Veicular é constantemente atualizada, refletindo a dinâmica do mercado nacional e a entrada de novos modelos de veículos. É também uma maneira de estimular o desenvolvimento de tecnologias mais sustentáveis no setor automotivo, na avaliação do Inmetro.
“O programa incentiva as montadoras a investirem em veículos com melhor desempenho energético, promovendo inovações que beneficiam tanto o mercado quanto o meio ambiente”, destaca Hércules.

Leia Mais:
- Carros híbridos decolam no Brasil; veja quem mais vende
- Maior polo fora da China, fábrica da BYD no Brasil abrirá neste ano
- GM e LG criam bateria que pode baratear veículos elétricos
Destaques da atualização do PBE Veicular 2025
Categoria Médio: Entre os modelos da categoria Médio, destacam-se o Audi A3 Sportback 2.0 16V e o Volkswagen Polo nas versões Comfortline e Highline com motorização TSI 1.0 12V.
Categoria Grande: Os destaques do segmento Grande incluem o Jaecoo 7 Prestige e Luxury 1.5 16V com motorização plug-in, o Omoda E5 totalmente elétrico, os híbridos Lexus RX450h e NX 450h com motor 2.5 16V, além de diversas versões do Toyota Corolla, como o Corolla Cross XRV/XRX 1.8 16V híbrido e o Corolla Altis HV, Altis Premium Hybrid e GLi HEV.
Categoria Extra Grande: Neste grupo, o Audi RS 6 Avant GT, com motor 4.0 32V híbrido, é o principal destaque.
Categoria Utilitário Esportivo: O segmento de utilitários esportivos traz o GWM Haval H6 PHEV 19 e o Haval H6 GT, ambos com motor 1.5 16V plug-in.
Categoria Utilitário Esportivo 4×4: Entre os modelos 4×4, estão o Porsche Cayenne nas versões GTP e GTS Coupé com motor 4.0 32V e o Volvo EX30 Cross Country, com propulsão 100% elétrica.
Categoria Fora de Estrada Grande: Os veículos robustos dessa categoria incluem o Ford Bronco Sport Badlands 2.0 16V, o GWM Tank 300 PHEV, e diversos modelos da Land Rover, como o Evoque, o Defender 110 em várias versões híbridas, o Discovery Sport e o Velar com motorização plug-in.
Categoria Comercial: No segmento de veículos comerciais, a Ford se destaca com a linha Transit — versões F35LAMA, F35MMMA, F35MAMA e F38LAMA — todas equipadas com motor 2.0 16V.
Categoria Picape: Entre as picapes, figuram a Ford Nova Ranger 4×2 Black, as versões XL e XLS da Nova Ranger 4×4, além da Ford Maverick nas versões Lariat e Tremor, todas com motorização 2.0 16V.
Categoria Esportivo: Os modelos de apelo esportivo incluem o Ford Mustang nas versões Dark Horse, GT Automático e GT Manual com motor V8 5.0 32V. A Porsche contribui com o 911 GT3, o Taycan 4 totalmente elétrico e o Panamera TSEHY híbrido plug-in com motor 4.0 32V.
O post Inmetro: veja os carros mais eficientes do Brasil apareceu primeiro em Olhar Digital.