Estimativas apontam que existem mais celulares do que pessoas no mundo atualmente. O número de dispositivos móveis ultrapassou a casa dos 7 bilhões no início desta década – e continua crescendo.
Nessa lista bilionária, algumas marcas se destacaram com o passar dos anos. Na era dos smartphones, Apple e Samsung parecem disputar o posto de empresa mais bem sucedida do setor. Esses aparelhos, no entanto, existem há muito mais tempo. E uma pesquisa feita pelo site VisualCapitalist deixa isso claro.
Leia mais
- 5 celulares com melhor custo-benefício em 2025
- 5 celulares de 2024 que ainda vale a pena comprar em 2025
- Gigante chinesa inaugura fábrica no Brasil e promete celulares mais baratos
O portal quis descobrir qual é o celular mais vendido da história. Se eu te fizesse essa pergunta agora, sua resposta natural seria algum iPhone ou Galaxy, certo? Ou ainda algum chinês da Xiaomi. São respostas naturais, uma vez que os dois primeiros são produtos em evidência. Já o terceiro é um fenômeno de vendas num dos países mais populosos do planeta.
As 3 respostas, no entanto, estão erradas. De acordo com o VisualCapitalist, o campeão dessa disputa vem de duas décadas atrás e de uma marca que praticamente deixou de fabricar celulares (pelo menos não está mais usando o mesmo nome).
Veja o ranking
- Como você pode ver pela imagem acima, o campeão e o vice pertencem à finlandesa Nokia.
- Sim, e ambos os modelos fazem parte da família que conhecemos como “tijolões” ou “tijolinhos”.
- O Nokia 1100 foi lançado em 2003 e fez um sucesso estrondoso à época.
- Ele não era o mais bonito nem o mais potente, mas era o mais acessível – ou seja, o mais barato.
- Foi fabricado até 2009 e virou campeão de vendas em vários países, chegando à incrível marca de 250 milhões de unidades comercializadas.
- O segundo do ranking é justamente o sucessor do primeiro: o Nokia 1110 é de 2005 e foi uma espécie de sequência do primeiro sucesso.
- A terceira posição pertence ao iPhone 6 (2014) – e eu conheço gente que usa esse modelo até hoje!
- O modelo foi tão bem no mercado que a Apple resolveu relançá-lo em 2017 na China.
- Isso ajudou ainda mais a alavancar as vendas, que chegaram às 222 milhões de unidades.
- Uma curiosidade é que a lista conta com 7 aparelhos da Nokia, 7 da Apple e 1 da Samsung.
- O ranking da VisualCapitalist foi feito a partir de dados da Wikipedia, Yahoo Finance e Omdia, uma empresa especializada em análise de tecnologia.
Duelo de gigantes
Apesar de ter apenas um representante nessa lista, a Samsung é, hoje, a marca que mais vende em todo o mundo. Números do ano passado apontam que a empresa sul-coreana possui uma participação de mercado de 22%, acima dos 19% da Apple.
A maçã, por sua vez, lidera em alguns dos principais países consumidores, como China e Estados Unidos. Em território americano, por exemplo, a big tech tem uma fatia generosa de 52% do mercado de smartphones.
A Nokia, por sua vez, praticamente deixou de existir como marca de celulares. Em 2014, a Microsoft adquiriu a divisão de dispositivos e serviços da empresa finlandesa, incluindo o negócio de telefonia móvel.
A Nokia, após a venda, passou a se concentrar em redes e infraestrutura de telecomunicações, especialmente no mercado de 5G.
Recentemente, a HMD Global, uma empresa que comprou os direitos de usar a marca Nokia para telefones, lançou diversos modelos de smartphones com Android e também alguns aparelhos retrô. Todos eles, no entanto, foram descontinuados.
Texto feito com base em uma reportagem do Olhar Digital de 30/01/2024.
O post Esqueça iPhone e Galaxy: este foi o celular mais vendido de todos os tempos apareceu primeiro em Olhar Digital.