Número 1 do mundo no ranking da ATP, o italiano Jannik Sinner estreou com vitória em Roland Garros, na noite desta segunda-feira (26), em Paris. Mesmo enfrentando dificuldades e a pressão da torcida local, o tenista de 22 anos superou o francês Arthur Rinderknech, 75º colocado do ranking, por 3 sets a 0 — parciais de 6/4, 6/3 e 7/5, em 2h15min, na tradicional quadra central Philippe Chatrier, em Roland Garros.
Sinner, semifinalista da edição passada do Grand Slam francês, chegou a ver Rinderknech abrir 4 a 0 no terceiro set. Com apoio intenso da arquibancada, o francês provocou e tentou empolgar o público, mas o italiano reagiu com autoridade. Foram duas quebras de saque seguidas e, no momento decisivo, uma terceira quebra no 5/5. O número 1 do mundo sacou firme para fechar o jogo e garantir vaga na segunda rodada.
Na segunda rodada, Jannik Sinner reencontrará um ídolo local: o veterano Richard Gasquet, ex-número 7 do mundo, que disputa sua última participação em Roland Garros. O francês venceu Terrance Atmane na estreia e soma 610 vitórias na carreira profissional, além de 22 participações consecutivas no Grand Slam francês.
Este é apenas o segundo torneio de Sinner após retornar de uma suspensão de três meses por doping — sanção que gerou polêmica no circuito. Antes de Paris, o italiano foi finalista no Masters 1000 de Roma, sendo derrotado por Carlos Alcaraz. O espanhol, inclusive, foi responsável por eliminar Sinner nas semifinais de Roland Garros em 2024 e, desde então, não saiu mais do topo do ranking, até ser ultrapassado recentemente pelo italiano.
Ver essa foto no Instagram
O jogo entre Sinner e Rinderknech
Logo no início do jogo, Sinner salvou três break-points e, a partir daí, não teve mais o saque ameaçado até o fim da primeira parcial. A quebra decisiva veio apenas no último game do set. Rinderknech até teve mais bolas vencedoras (11 a 8), mas a diferença nos erros não forçados foi crucial: 18 do francês contra apenas 3 de Sinner.
Na segunda parcial, o italiano deu uma aula de controle e consistência. Sem enfrentar break-points e cedendo apenas três pontos nos próprios games de saque, ele neutralizou o adversário com autoridade.
Impulsionado pelo apoio da torcida, Rinderknech começou o terceiro set com ritmo forte e chegou a abrir 4/0 após duas quebras de saque. No entanto, o francês exagerou nas jogadas de efeito e cometeu erros em momentos decisivos.
Sinner, por outro lado, manteve a concentração e mostrou por que é o líder do ranking da ATP. Mesmo em desvantagem de 5/2, ele reagiu com cinco games consecutivos, revertendo o placar e fechando o jogo com uma virada espetacular.
O post Roland Garros: Sinner estreia com vitória sobre francês apareceu primeiro em Sportbuzz.