O maior foguete do mundo volta a decolar amanhã! Após receber autorização da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos, a SpaceX confirmou o novo lançamento da Starship. O voo está previsto para 20h30, no horário de Brasília.
Se nada mudar, o Olhar Digital transmite o lançamento logo após o Olhar Digital News.
De acordo com a SpaceX, após a conclusão da investigação sobre a explosão da Starship no oitavo teste, ocorrido em março, diversas alterações de hardware foram implementadas para aumentar a confiabilidade do veículo.
A expectativa era de 25 lançamentos neste ano, mas, até o momento, apenas dois foram realizados – ambos resultando em explosões. Agora, a equipe trabalha para alcançar os objetivos que não foram atingidos nas tentativas anteriores.
O novo voo terá alguns destaques:
- A maior novidade é a primeira reutilização de um propulsor Super Heavy – o mesmo que decolou e retornou com sucesso no sétimo teste;
- Além disso, será conduzida uma série de experimentos para coletar dados e melhorar o desempenho de propulsores futuros;
- E a Starship terá uma carga útil: oito simuladores dos satélites Starlink.
O maior foguete do mundo estreou em abril de 2023, quando explodiu ainda acoplado ao primeiro estágio. Falhas nos motores ativaram um sistema de destruição da espaçonave.
Até novembro de 2024, em um total de seis testes, tivemos progressos consecutivos. Esse ano, porém, a empresa de Elon Musk começou com o pé esquerdo.

Logo em janeiro, o sétimo voo da Starship não foi do jeito que pensávamos e resultou em uma explosão. Em março, no mais recente lançamento, após cerca de oito minutos, o estágio superior do foguete começou a girar descontroladamente e perder altitude, o que resultou em uma nova explosão.
Será que dessa vez será diferente? Quem comenta o assunto é Marcelo Zurita, astrônomo e colunista do Olhar Digital. Acompanhe!
O post Entrevista: o que esperar do próximo lançamento da Starship? apareceu primeiro em Olhar Digital.