Criminosos utilizam o e-commerce Enjoei para aplicar golpes em usuários. Desde taxa extra inexistente, anúncios e e-mails fake até a solicitação de dados indevidos são relatados em plataformas como Reclame Aqui, Proteste e Reddit.
Ficar atento aos contatos oficiais do Enjoei e realizar o procedimento de compra pelo site do E-commerce são alguns cuidados que vem ser tomados. Nesta matéria o Olhar Digital separou algumas dicas para evitar armadilhas e identificar golpistas.
7 dicas para prevenir golpes no site Enjoei
1. Nunca finalize negociações fora do Enjoei
Não combine pagamentos por fora da plataforma (como Pix, boleto ou transferência bancária). Golpistas costumam atrair compradores e vendedores para o WhatsApp ou redes sociais para aplicar fraudes como o golpe da taxa extra e boletos falsos.
2. Use sempre o sistema de pagamento do Enjoei
Toda comunicação e transação devem ser feitas dentro do canal oficial, pois as mensagens ficam registadas, o que facilita a identificação de irregularidades e aumenta a segurança. Além disso, o Enjoei só libera o dinheiro para o vendedor após o comprador confirmar o recebimento do produto – o que garante mais proteção para ambos.

3. Enjoei não cobra taxa extra de liberação
Conforme a empresa, não existe taxa extra para o envio, o valor total é calculado e cobrado diretamente no site ou app. Segundo relatos na web, o golpista solicita o e-mail do vendedor com a justificativa de enviar um comprovante de pagamento. Em seguida, a vítima recebe um e-mail fraudulento com aparência similar à comunicação oficial do Enjoei.
Na mensagem, os golpistas informam que o pagamento foi realizado e que o valor só será liberado após o depósito de uma suposta “taxa de liberação”.

Leia também:
- O que é e como funciona o Enjoei, site de produtos usados
- iPhone usado: principais perguntas e respostas sobre o celular da Apple
- Vale a pena comprar carro usado sem ADAS em 2025?
4. Não forneça informações pessoais
Não forneça dados como CPF, endereço, número do cartão de crédito ou fotos de documentos. O Enjoei não entra em contato solicitando essas informações. Orienta-se que o usuário se limite apenas aos campos obrigatórios dentro da própria plataforma.

5. Verifique o domínio do e-mail
O Enjoei responde pelos domínios @enjoei.com.br, @email.enjoei.com.br e @enjoei.movidesk.com. Um dos golpes mais comuns envolve o uso de e-mails forjados, criados para se parecerem com comunicações oficiais do Enjoei. Essas mensagens geralmente trazem orientações falsas ou links que levam a sites maliciosos.
Outra dica é verificar o CNPJ da empresa, neste caso 16.922.038/0001-51, revelada sempre abaixo, nas informações finais do site. Sites maliciosos identificam números que não correspondem aos verdadeiros.

6. Analise bem as fotos e a descrição do produto
Fotos genéricas, de catálogo ou com baixa qualidade podem ser indício de golpe. Descrições vagas ou contraditórias também são um alerta. Se algo parece bom demais para ser verdade, provavelmente é. Pesquise o valor médio do produto antes de comprar para evitar cair em armadilhas.

7. Verifique a reputação do vendedor
No perfil do vendedor, veja avaliações de outros compradores. Comentários negativos ou a ausência de feedbacks podem indicar risco.

Sim, o Enjoei é uma plataforma segura, mas que requer cuidados ao efetuar compras para não cair em golpes.
Não, o Enjoei não cobra taxa extra para liberação do produto ou do pagamento para o vendedor. Após efetuar o pagamento dentro do site, sua encomenda está liberada para envio.
O Enjoi responde pelos domínios @enjoei.com.br, @email.enjoei.com.br e @enjoei.movidesk.com
O post 7 dicas para evitar golpes no site Enjoei apareceu primeiro em Olhar Digital.