A tela do seu celular pode te avisar que é hora de beber água; saiba como

Pesquisadores da Universidade de Ciência e Tecnologia Rei Abdullah da Arábia Saudita (KAUST, na sigla em inglês) descobriram uma maneira simples de monitorar os níveis de água do corpo: medindo como a pele interage com uma tela sensível ao toque.

Os cientistas foram liderados pelo engenheiro elétrico Tareq Al-Naffouri, que desenvolveu o projeto para ajudar muçulmanos no mês sagrado do Ramadã, jornada espiritual em que fiéis ficam sem comida ou água do nascer ao pôr do Sol.

“Também é razoável esperar que a abordagem possa, um dia, beneficiar outros grupos vulneráveis, incluindo os muito idosos, os muito jovens e aqueles com doença renal”, diz Al-Naffouri. O mesmo pode se aplicar a atletas, que sofrem de desidratação pela perda de líquidos no suor.

Sensor é capaz de detectar mudanças sutis na umidade da pele (Imagem: SeventyFour/iStock)

Índice

Os princípios da pesquisa

A equipe testou um sensor comumente usado em telas de smartphones, capaz de detectar mudanças sutis na umidade da pele. Ao tocá-lo com a ponta do dedo, o sensor registra mudanças na capacitância da pele, uma medida de quão bem a pele armazena carga elétrica, que varia com os níveis de hidratação.

Segundo os cientistas, os dados gerados a partir dessa interação são suficientes para monitorar o nível de hidratação em tempo real sem a necessidade de agulhas, dispositivos vestíveis ou exames laboratoriais.

Um simples toque pode gerar um alerta para a pessoa beber água ou repor líquidos antes que sintomas, como tontura ou fadiga, comecem a se manifestar — sinais associados à falta de hidratação.

Leia mais:

Método pode servir de alerta antes da manifestação de tontura ou fadiga (Imagem: Detry26/iStock)

Resultados do teste de presença de água no corpo

  • No total, a equipe coletou mais de quatro mil leituras de dedos de 45 pessoas que jejuavam em boa parte do dia durante o Ramadã e, também, atletas que jogavam frisbee ou se exercitavam na academia;
  • A análise dos resultados foi feita a parir do treinamento de modelos de aprendizado de máquina, que converteram pequenas mudanças na condutância da pele em uma medida do teor de água do corpo;
  • Quando testado, o sistema apresentou resultados impressionantes — distinguindo, com precisão, entre estados hidratados e desidratados em até 92% das vezes entre atletas e 87% entre indivíduos em jejum.

“Imaginamos um monitoramento de hidratação diário, em tempo real e fácil de usar, onde os usuários simplesmente colocam o dedo na tela do smartphone para avaliar seu estado de hidratação”, diz a autora do estudo, Soumia Siyoucef, ex-aluna visitante do grupo de pesquisa de Al-Naffouri.

O post A tela do seu celular pode te avisar que é hora de beber água; saiba como apareceu primeiro em Olhar Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima