Tente lembrar da sensação de subir uma ladeira pedalando uma bicicleta. Cá entre nós, às vezes é melhor admitir o fracasso, descer da bike e empurrar. Essa situação até melhora se você usar uma bicicleta elétrica, já que a tecnologia dá um ‘empurrãozinho’… mas, mesmo assim, não soluciona o problema completamente. Ainda é preciso pedalar.
Isso acontece porque a maioria das e-bikes é equipada com uma tecnologia de pedal assistido. Nela, conforme o usuário empurra o pedal, o sistema elétrico dá uma ajudinha, economizando esforço e percorrendo distâncias em menos tempo – mas mantendo a experiência tradicional de ter que pedalar.
A marca Trek quer mudar isso, com sua primeira bicicleta elétrica equipada com acelerador. Nesse caso, se você não quiser pedalar ladeira acima, basta acionar a aceleração e aproveitar o passeio.
Bicicleta elétrica com acelerador atrai novos públicos
De acordo com o site Electrek, a Trek costuma apostar nos modelos com pedais assistidos, para manter a experiência tradicional de pedalagem. A opção de incluir um acelerador é uma mudança radical de estratégia no setor das e-bikes, visando atrair públicos diferentes (principalmente no mercado norte-americano).
A FX+1, como o modelo foi batizado, é descrita como uma bicicleta elétrica híbrida para deslocamento urbano, passeios recreativos e aventuras leves off-road. Ela é híbrida porque vem tanto com pedal assistido quanto com acelerador.
São duas versões. A primeira é a FX+1 padrão, que chega a até 32 km/h no acelerador. A segunda é a FX+ 1S, uma variante com a mesma velocidade de aceleração e pedal assistido que vai até 45 km/h.

Conheça mais detalhes da FX+1:
- A e-bike é equipada com motor Hyena de 500 W na parte traseira, com 60 Nm de torque – o suficiente para encarar diversos terrenos, até ladeiras;
- O motor é acoplado a uma bateria de 540 Wh, com autonomia de 80 km em uma única carga;
- O modelo vem com quadro leve de alumínio e configurações de altura diferenciadas, atendendo pessoas de 1,55 a 1,98 metro;
- A bicicleta ainda vem com luzes dianteiras e traseiras integradas, funções de luz de freio, transmissão Shimano ESSA de oito velocidades, freios a disco hidráulico, para-lamas e bagageiro;
- Na parte de carregamento, a bateria chega à carga total em cerca de 5,5 horas.
Veja uma demonstração:
Preço vai te surpreender…
Mas não para melhor. A FX+1 sai por US$ 1.999, cerca de R$ 11.300.
O modelo está disponível para o mercado norte-americano e nem aparece no site para o Brasil. O valor é apenas na conversão direta, e não inclui fretes e eventuais impostos.
Leia mais:
- Bicicleta elétrica multifuncional transporta até 200 kg; conheça o modelo
- Conheça “a menor casa móvel do mundo”
- Você sabe como funcionam as bicicletas elétricas? Entenda tudo sobre o meio de transporte
Entre as vantagens, Taylor Cook, gerente de marketing da Trek Canadá, defende que a bicicleta elétrica é ideal para quem quer pedalar, mas às vezes precisa de uma ajudinha extra. Será que vale a pena?
O post Não quer pedalar? Conheça esta bicicleta elétrica com acelerador apareceu primeiro em Olhar Digital.