MGM-140 ATACMS, Scap/Storm Shadow e Taurus KEPD 350. Esses são os nomes dos mísseis de longo alcance que a Ucrânia pode usar na guerra contra a Rússia. Dois já estão em terra ucranianas, enquanto um deve chegar em breve. Detalhe: um deles é supersônico.
O ATACMS veio dos Estados Unidos. Já o Storm Shadow foi enviado pela França e pelo Reino Unido. O Taurus, da Alemanha, ainda será enviado.
Por dentro dos mísseis que a Ucrânia pode usar contra a Rússia na guerra
Confira abaixo os destaques sobre os mísseis que a Ucrânia pode usar contra a Rússia (e qual deles é supersônico), segundo o G1:
MGM-140 ATACMS
- Alcance: até 300 km;
- Peso: até 1,6 mil kg;
- Velocidade máxima: 3,7 mil km/h (supersônico).
Os Estados Unidos enviaram o ATACMS à Ucrânia em 2023. E a autorização para usá-lo contra a Rússia veio em 2024.
Scalp/Storm Shadow
- Alcance: até 250 km;
- Peso: cerca de 1,3 mil kg;
- Velocidade máxima: 965 km/h.
França e Reino Unido enviaram o Storm Shadow à Ucrânia em 2023. E a autorização para usá-lo contra a Rússia veio em 2024.
Taurus KEPD 350
- Alcance: até 500 km;
- Peso: até 1,4 mil kg;
- Velocidade máxima: 1.170 km/h.
A Alemanha não confirmou oficialmente qual modelo de míssel vai mandar para a Ucrânia. Mas a imprensa europeia afirma que deve ser do tipo Taurus KEPD 350.
Mudança de governo na Alemanha traz guinada para guerra entre Ucrânia e Rússia
Estados Unidos e Reino Unido autorizaram a Ucrânia a usar seus mísseis para ataques dentro da Rússia no final de 2024. No entanto, a a França havia fornecido mísseis para a Ucrânia apenas defender o próprio território.

O que mudou: o chanceler alemão, Friedrich Merz, autorizou, na segunda-feira (26), a Ucrânia a usar mísseis fornecidos pela França e pela Alemanha em ataques no território russo.
“Isso significa que a Ucrânia agora pode se defender, por exemplo, atacando posições militares na Rússia (…) algo que não fazia há algum tempo, com algumas exceções”, disse o chanceler alemão, Friedrich Merz.
Leia mais:
- RS-24 Yars: conheça o míssil russo capaz de alcançar 11 mil km
- Battlefield: ranking do pior ao melhor jogo da famosa franquia de guerra
- 9 melhores séries de guerra para ver na Netflix, Max e outros streamings
A mudança de postura ocorre na esteira da transição de governo na Alemanha. Merz assumiu o cargo de chanceler – antes ocupado por Olaf Scholz – no começo de maio. Sob o comando do antecessor, o governo alemão negou pedidos da Ucrânia para receber mísseis Taurus.
Para a Rússia, a decisão do governo do novo chanceler foi “muito perigosa”, segundo a DW. Moscou sugeriu que o uso de armamento estrangeiro poderia comprometer as negociações por um eventual cessar-fogo. A ver.
O post Conheça os mísseis que a Ucrânia pode disparar contra a Rússia apareceu primeiro em Olhar Digital.