Qual o buraco mais fundo já cavado pelo homem na Terra?

A Guerra Fria impulsionou uma série de avanços tecnológicos no mundo. Os mais conhecidos ocorreram nos campos da computação, das armas e da exploração espacial. A corrida entre Estados Unidos e União Soviética levou ao lançamento de satélites artificiais e uma série de missões, que culminaram na chegada do homem à Lua.

Esse período de tensão geopolítica, porém, também levou a outras descobertas e marcos menos badalados. E aqui entra o objeto desse texto: o buraco mais fundo já cavado pelo homem na Terra.

Leia mais

Esse feito pertence aos russos. A Península de Kola fica no extremo noroeste do país, próxima à Finlândia e já dentro do Círculo Polar Ártico. É uma região fria, mas extremamente bonita. Kola, no entanto, não ficou famosa por isso.

O local abrigou, durante a Guerra Fria, uma estação de pesquisa científica soviética. E o principal trabalho da unidade foi abrir um poço cuja profundidade quase desafia a ciência e a engenharia.

A Península de Kola, na Rússia, tem algumas paisagens deslumbrantes – Imagem: VittoriaChe/Shutterstock

Índice

O Poço Superprofundo de Kola

  • A estrutura tem impressionantes 12.263 metros, ou 12,2 quilômetros.
  • Trata-se do buraco artificial mais profundo já cavado pelo homem.
  • Para você ter uma ideia, a crosta terrestre, a camada mais externa da Terra, tem a partir de 30 quilômetros nos trechos continentais (podendo chegar a 80 quilômetros).
  • Abaixo dela ficam o manto e o núcleo (que são quase inacessíveis por causa da temperatura).
  • Ou seja, esses 12,2 km podem ser considerados quase metade da crosta em alguns lugares.
  • Os soviéticos começaram os trabalhos por volta de 1970 como uma demonstração de poder.
  • Eles não estavam de olho em recursos: queriam apenas demonstrar força, demonstrar que eram capazes de fazer aquilo.
  • No fim, o projeto foi importante para a ciência.
  • Os pesquisadores fizeram descobertas surpreendentes, como a presença inesperada de água líquida em grandes profundidades e a presença de fósseis microscópicos com bilhões de anos.
  • A empreitada durou cerca de duas décadas – e os russos decidiram fechar o buraco.
Poço do inferno
A profundidade do poço deu origem a histórias de terror e lendas urbanas – Imagem: Cameris/iStock

Por que fecharam o buraco?

Por dois motivos principais: dificuldades técnicas e questões geopolíticas. Após o colapso da União Soviética, em 1991, não havia mais tanto dinheiro para financiar esses projetos. Ainda mais com as dificuldades que se apresentaram.

Nesses 12,2 km, os russos encontraram uma temperatura na casa dos 180ºC – mais do que o dobro que eles esperavam. Esse calor intenso danificava os equipamentos de perfuração. Avançar, só com um maquinário mais desenvolvido – e caro.

Nesse cenário, os russos interromperam oficialmente a perfuração em 1992. O local foi abandonado, fazendo com que a população local criasse uma série de histórias sobre o poço. Alguns diziam que ele seria uma entrada para o Inferno. Outros garantem que conseguiam ouvir as almas torturadas.

Bandeiras de Estados Unidos e Rússia lado a lado
A disputa entre Estados Unidos e Rússia (antiga URSS) alavancou diversos avanços tecnológicos – Imagem: SB2010 studio/Shutterstock

Por questões de segurança, o poço foi permanentemente selado com uma tampa de metal soldada em 2008.

Vale destacar que a Rússia e a antiga URSS não foram a únicas a lançar iniciativas do tipo. Estados Unidos, Alemanha e Japão também mantinham projetos parecidos. E alguns continuam até hoje (incluindo um da China). Nenhum deles, porém, chegou tão longe quanto os russos.

As informações são da BBC.

O post Qual o buraco mais fundo já cavado pelo homem na Terra? apareceu primeiro em Olhar Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima