A Airbus Defence and Space apresentou uma prévia do cockpit que poderá equipar os caças europeus de sexta geração a partir de 2035.
O projeto faz parte da iniciativa EPIIC (Enhanced Pilot Interfaces & Interactions for Fighter Cockpit), financiada pelo Fundo Europeu de Defesa, e tem como objetivo revolucionar a interação entre piloto e aeronave em missões cada vez mais complexas e exigentes.
Cockpit com visual pouco comum
- Ao contrário dos painéis sobrecarregados de instrumentos das aeronaves atuais, o novo cockpit adota um design minimalista.
- A interface visual é substituída por um ambiente digital integrado, que utiliza realidade aumentada, comandos por voz e gestos, além de sensores que acompanham o olhar do piloto.
- Os dados são apresentados de forma personalizada, reduzindo a sobrecarga cognitiva e permitindo foco total na missão.
Leia mais:
- Airbus vislumbra futuro do combate aéreo com este protótipo
- Companhia aérea Airbus terá frota de navios sustentáveis
- Airbus testa asas mais longas, leves e dobráveis
Apesar da modernização, elementos familiares como o manche e os manetes de potência foram mantidos para garantir conforto e controle, seguindo a filosofia HOTAS (Hands On Throttle And Stick), que prioriza o uso contínuo das mãos nos controles principais.
O joystick, por exemplo, agora oferece feedback tátil com vibrações e resistência adaptativa, informando intuitivamente o piloto sobre o estado da aeronave.
Sistema que facilita as ações dos pilotos
Segundo a gerente de projeto da Airbus, Belén Calleja, a ideia é que os pilotos interajam com o sistema de forma mais natural, sem perder tempo com comandos manuais.
Ajustes simples, como mudar uma frequência de rádio, poderão ser feitos com um gesto ou comando de voz.
A cabine do futuro também será projetada para ser modular e atualizável, facilitando adaptações para novas missões e tecnologias, independentemente do modelo de caça em que estiver instalada.

A Airbus e o consórcio EPIIC, que reúne 27 parceiros europeus, já iniciaram a fase de testes em solo com protótipos e novas tecnologias.
Com essa abordagem, a Europa pretende não apenas acompanhar os avanços globais em aviação militar, mas também colocar o piloto no centro de um sistema cada vez mais digital, inteligente e adaptável.
O post Airbus: veja como será o caça do futuro apareceu primeiro em Olhar Digital.
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.