Alcaraz vence Sinner e é campeão do Roma Open

Carlos Alcaraz confirmou mais uma vez sua superioridade diante de Jannik Sinner e conquistou, neste domingo (18), o título inédito do Roma Open. Em sua quarta vitória consecutiva sobre o italiano — a sétima em 11 confrontos —, o espanhol venceu por 7/6 (7-5) e 6/1, em 1h42 de partida. O resultado marca o primeiro duelo entre os dois em 2025 e coloca Alcaraz em um seleto grupo da história do tênis.

Com o título no Foro Italico, o atual número 2 do mundo completa o chamado “Grand Slam do saibro”, composto pelos três Masters 1000 da terra batidaMonte Carlo, Madri e Roma — e Roland Garros. Campeão em Paris em 2023, ele já havia vencido Monte Carlo nesta temporada e levantado o troféu em Madri nos dois anos anteriores.

A conquista coloca Alcaraz, de apenas 22 anos, ao lado de lendas como Marcelo Ríos, Gustavo Kuerten, Novak Djokovic e Rafael Nadal — os únicos a vencerem os principais torneios no saibro desde 1990. Na época, Hamburgo ainda fazia parte da série, sendo substituído por Madri a partir de 2009.

19º título de Alcaraz e nova posição no ranking

Este é o 19º título da carreira de Alcaraz e o sétimo em torneios de nível Masters 1000. Além de Roma, ele já venceu Indian Wells (2023 e 2024), Miami (2022), Monte Carlo (2024) e Madri (2022 e 2023). Em 2025, o espanhol já disputou quatro finais e venceu três delas — foi campeão também em Roterdã, perdendo apenas em Barcelona.

Com a vitória em Roma, Carlitos soma mil pontos no ranking da ATP, ultrapassa Alexander Zverev e assume a vice-liderança do circuito. Ele será o cabeça de chave número 2 em Roland Garros. O título também rende ao espanhol uma premiação de 985.030 euros.

Fim da invencibilidade de Sinner

Para Jannik Sinner, a derrota representa o fim de uma impressionante sequência de 23 vitórias no circuito profissional. O italiano não perdia desde setembro de 2024, quando foi superado justamente por Alcaraz na final do ATP 500 de Pequim.

Desde então, Sinner conquistou os títulos de Xangai, do ATP Finals e do Australian Open, além de liderar a Itália ao tricampeonato da Copa Davis em novembro. Esta foi sua 25ª final no circuito e a segunda em 2025 — a primeira após um hiato de três meses longe das quadras, cumprindo suspensão por doping, encerrada justamente em Roma.

O número 1 do mundo somou 650 pontos com o vice-campeonato e recebeu 523.870 euros em premiação. Ele segue com 19 títulos na carreira e agora acumula duas derrotas nas últimas sete decisões, ambas para Alcaraz.

Duas etapas distintas no jogo

Muito aguardado como um dos grandes confrontos da nova geração do tênis, o duelo em Roma teve um início mais travado, com ambos os jogadores dominando seus serviços. Apenas três break points foram registrados no primeiro set, e nenhum deles foi convertido. A decisão acabou indo para o tie-break, onde Alcaraz se impôs desde o início e fechou a parcial com precisão nas subidas à rede.

No segundo set, o domínio do espanhol foi absoluto. Com Sinner demonstrando possíveis sinais de desgaste físico, Alcaraz abriu 5/0 rapidamente e selou a vitória por 6/1, repetindo o estilo do ponto decisivo da primeira parcial — um contragolpe seguido de subida agressiva à rede.


O post Alcaraz vence Sinner e é campeão do Roma Open apareceu primeiro em Sportbuzz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima