A primeira frente fria intensa do outono deve provocar grandes mudanças no clima das regiões Sul e Sudeste do Brasil. Segundo meteorologistas, muita chuva deve atingir essas áreas nos próximos dias.
Entre os principais impactos dessa frente fria estão temporais em São Paulo e no Rio de Janeiro, ventos fortes e possibilidade de ressaca no litoral do Sudeste. Além disso, as temperaturas devem cair bastante, com risco de geada nas áreas mais frias do Sul.
São Paulo e Rio de Janeiro com alerta vermelho para o acumulado de chuvas
Segundo o meteorologista Fábio Luengo, da Climatempo, os estados mais afetados serão São Paulo e Rio de Janeiro. “Há risco de alagamento, deslizamento e queda de árvores. Os impactos podem ser muito intensos”, disse ao G1.
A partir desta sexta-feira (04), a frente fria deve avançar lentamente para o Rio de Janeiro. No sábado (05), as chuvas mais fortes ainda devem atingir o Rio, a Zona da Mata Mineira e o litoral norte paulista. No domingo (06), a chuva deve ficar restrita a pontos isolados no Rio, sem causar grandes transtornos.
Em São Paulo, o destaque é para o litoral, com previsão de volumes de chuva acima de 200 milímetros até domingo. No Rio, os volumes podem superar a média mensal, chegando a 350 milímetros em algumas regiões neste fim de semana.
Além da chuva intensa, a Climatempo alerta para ventos fortes, que podem atingir até 90 km/h entre Santa Catarina e o Rio de Janeiro. Esses ventos formarão um corredor que deve afetar a região Sul, além do estado de São Paulo e parte do Rio já a partir desta sexta.
O mar também deve ficar agitado, com risco de ressaca na costa paulista e fluminense. Isso por conta da movimentação dos ventos.
O litoral de São Paulo e boa parte do estado do Rio de Janeiro estão sob alerta vermelho de grande perigo do Inmet.

O que vem depois dos temporais
Após os temporais, deve haver queda acentuada nas temperaturas. Essa será a primeira massa de ar polar significativa de 2025, trazendo possibilidade de geada no Sul, especialmente na Serra Catarinense e na Campanha gaúcha.

- No topo da Serra Catarinense, há possibilidade de temperaturas negativas pela primeira vez em 2025.
Leia mais:
- 10 sites e apps para conferir a previsão do tempo e condições climáticas
- Mudanças climáticas: o que são e quais suas causas e efeitos no planeta
- Entenda o que é ecoansiedade e qual relação com as mudanças climáticas
Em São Paulo, as máximas não devem ultrapassar os 20°C no fim de semana. No Rio de Janeiro, as temperaturas também ficarão mais amenas, com previsão de 24°C no domingo.
O post Alerta vermelho para chuvas e alagamentos em São Paulo e Rio de Janeiro apareceu primeiro em Olhar Digital.
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.