Ancelotti é o primeiro estrangeiro na Seleção? Confira

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) oficializou nesta segunda-feira (12) a contratação do técnico italiano Carlo Ancelotti como novo comandante da Seleção Brasileira. O anúncio gerou grande repercussão na internet: o termo “CBF” registrou mais de 50 mil buscas no Google Trends apenas durante a manhã, refletindo o interesse e a expectativa em torno da nova fase da equipe canarinho.

“Trazer Carlo Ancelotti para comandar o Brasil é mais do que um movimento estratégico. É uma declaração ao mundo de que estamos determinados a recuperar o lugar mais alto do pódio. Ele é o maior técnico da história e, agora, está à frente da maior seleção do planeta. Juntos, escreveremos novos capítulos gloriosos do futebol brasileiro”, declarou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

Ancelotti assume o cargo após a demissão de Dorival Júnior, ocorrida em março. Ícone do futebol europeu, o italiano se torna o quarto treinador estrangeiro a dirigir a Seleção Brasileira em sua história — uma escolha rara, mas com precedentes que remontam ao início do século passado.

Além de Ancelotti: técnicos estrangeiros na história da Seleção Brasileira

Desde a criação da Seleção, apenas três estrangeiros haviam ocupado o posto de técnico antes de Ancelotti: um uruguaio, um português e um argentino.

Ramón Platero (Uruguai)

O primeiro foi Ramón Platero, que comandou a equipe brasileira durante o Campeonato Sul-Americano de 1925, atual Copa América, disputado na Argentina. Na época, Platero treinava o Vasco e assumiu interinamente a Seleção. Sob seu comando, o Brasil disputou quatro jogos: venceu o Paraguai por 5 a 2, perdeu para a Argentina por 4 a 1, voltou a vencer os paraguaios por 3 a 1 e empatou com os argentinos em 2 a 2.

Joreca (Portugal)

Jorge Gomes de Lima, conhecido como Joreca, foi o único europeu a dirigir o Brasil até agora. Radicado no país, ele iniciou sua carreira de treinador em 1943, no São Paulo. Em 1944, foi convidado a dividir o comando da Seleção com Flávio Costa, técnico do Flamengo. Representando, respectivamente, São Paulo e Rio de Janeiro, a dupla liderou a equipe em dois amistosos contra o Uruguai, com vitórias por 6 a 1 e 4 a 0.

Filpo Nuñez (Argentina)

O argentino Filpo Nuñez é lembrado por ter dirigido o Brasil em uma ocasião especial: o amistoso contra o Uruguai na inauguração do estádio Mineirão, em 1965. Naquele jogo, a Seleção foi representada pelo Palmeiras, e Nuñez, então técnico do clube paulista, foi considerado o treinador da equipe por um dia. A vitória por 3 a 0 entrou para a história, embora o argentino seja contabilizado como técnico interino.


O post Ancelotti é o primeiro estrangeiro na Seleção? Confira apareceu primeiro em Sportbuzz.


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Rolar para cima