O ouro é um dos minerais mais valiosos da história humana. Desde a antiguidade ele é considerado um sinônimo de riqueza, o que explica a alta demanda. Hoje, a mineração acontece em todos os continentes, com exceção da Antártida.
Apesar da enorme capacidade de produção, o ouro é escasso e esse processo de mineração está ligado à degradação ambiental, erosão do solo, poluição da água e destruição de ecossistemas. Mas e se houvesse um jeito fácil de obter este recurso?
Materiais se acumulam em praias do mundo todo
- Um novo estudo publicado no New Zealand Journal of Geology and Geophysics revela que as praias da Ilha Sul da Nova Zelândia podem esconder depósitos de ouro.
- Os pesquisadores observam, no entanto, que não há grandes quantidades do mineral ali.
- Segundo o trabalho, pequenas pepitas estariam espalhadas entre a “areia preta” famosa do local.
- Estes materiais são conhecidos como ouro detrítico, que se acumula nas praias de todo o mundo, mas que nunca chamaram muita atenção.
- Pelo menos até agora.
Leia mais
- Praia brasileira virou um depósito de lixo da Ásia
- Milhares de criaturas estranhas aparecem em praia dos EUA
- 100% das praias do Brasil contêm resíduos plásticos, diz pesquisa
É possível encontrar o ouro durante uma caminhada na praia?
Usando microscópios eletrônicos, os cientistas captaram imagens dos metais minúsculos. Isso revelou que, em um local de Southland, as partículas podem ter até 10 micrômetros de largura, cerca de um quinto de um fio de cabelo humano em termos de largura.
Em alguns casos, já houve tentativas de mineração deste ouro, mas sem grande sucesso. O objetivo do novo trabalho era mapear estes depósitos, mas sem tentar descobrir se a exploração dos recursos é viável.

Além disso, os pesquisadores tentaram responder uma dúvida pertinente: alguém poderia simplesmente encontrar o mineral enquanto passeia na praia? A resposta é não, uma vez que quase a totalidade do ouro estaria depositada em grande profundidade.
O post As praias deste país podem estar cheias de ouro apareceu primeiro em Olhar Digital.
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.