Bortoleto revela incômodo por andar no fundo do grid: “Não…”

Nesta quinta-feira, 17, durante o media day, Gabriel Bortoleto, piloto da Sauber, deu declarações fortes sobre seu momento e o da equipe na Fórmula 1. O brasileiro, campeão da F3 e da F2 nas duas últimas temporadas, falou sobre como tem sido se adaptar a andar no fim do grid após dois anos vencendo corridas e conquistando títulos.

“Não é fácil, para ser sincero”, admitiu Bortoleto ao ser questionado sobre o seu atual momento. “Você vem de dois campeonatos e está acostumado a estar nesta sala — na coletiva de imprensa — mas geralmente depois da corrida, porque venceu ou subiu ao pódio. Agora, para nós, é um mega trabalho conseguir ir para o Q2 ou até lutar por um Q3.”

O brasileiro reconhece o desafio de competir em um carro pouco competitivo, mas usou o exemplo de George Russell, da Mercedes, para pregar paciência no processo:

“Alguém sempre paga esse preço. No começo, olha o George Russell. No início da carreira dele na F1, acho que ele nem pontuou na primeira temporada, ou algo assim. E agora ele é um dos melhores do grid, está sempre no pódio, fazendo um grande trabalho. Não diria que está brigando pelo campeonato neste momento, mas está ali, lutando, sempre entre os primeiros.”

“Então é tudo sobre paciência. Não tem muito mais que eu possa fazer agora, além de aprender e crescer como piloto nesses momentos difíceis. É focar em fazer o melhor trabalho possível em cada fim de semana e seguir evoluindo”, concluiu.

Bortoleto não está surpreso com a situação da Sauber

Além disso, Bortoleto se diz ciente da realidade da equipe, e não se ilude com objetivos fora do alcance atual: “Porque eu não estou lutando por pontos agora. Essa é a realidade. Nem eu, nem o Nico (Hülkenberg). Ele teve um bom desempenho, mas mesmo assim não foi suficiente. Na Austrália, em uma corrida caótica, ele conseguiu pontuar, mas realisticamente, nas últimas três etapas, a gente não teve ritmo.”

“O que precisamos agora é ajudar a equipe a seguir na direção certa. Vimos no ano passado como a Sauber passou praticamente toda a temporada no fim do grid, e com uma ou duas atualizações já voltou a disputar vaga no Q3. Neste esporte, aprendi que tudo pode acontecer, então não podemos desistir”, continuou.

Por fim, o piloto mostrou maturidade ao falar sobre suas expectativas para a temporada: “Não é novidade para mim. Eu não cheguei nesta temporada esperando brigar por pódios ou pontos em todas as corridas. Sabia o que enfrentaria. Só preciso ser forte e continuar. A equipe foi muito clara comigo desde o início sobre qual era a nossa situação. Sei que não é bom estarmos onde estamos, mas as coisas são o que são.”


 

O post Bortoleto revela incômodo por andar no fundo do grid: “Não…” apareceu primeiro em Sportbuzz.


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Rolar para cima