Em 2025, os carregadores de veículos elétricos superaram as bombas de gasolina na Califórnia, com 178 mil carregadores públicos, além de 700 mil privados, de acordo com a Comissão de Energia da Califórnia. Isso é maior que as aproximadamente 120 mil bombas de gasolina no estado.
Desde 2023, o número de carregadores quase dobrou, mas a Califórnia ainda precisará de cerca de 1 milhão de carregadores públicos até 2030, para suportar a estimativa de 7 milhões de veículos elétricos.
Até 2035, o número de carregadores necessários pode superar 2 milhões, segundo informações do Fast Company.
Apesar de muitos motoristas poderem carregar seus carros em casa, 45% da população da Califórnia são locatários, sem acesso a garagens e carregadores privados.
Leia mais:
- 400 km em minutos: BYD lança carregador inédito de 1 MW
- Carros elétricos: tempo de carregamento não será mais um problema
- Toyota FT-Me: o elétrico compacto que cabe em qualquer vaga

Novos códigos de construção exigem que novos prédios de apartamentos e estacionamentos comerciais estejam preparados para carregadores de EVs, e os locatários podem instalar carregadores nas vagas designadas.
A implementação de carregadores em moradias multifamiliares é um desafio, segundo especialistas.
Número de carregadores pode diminuir, mas por um bom motivo
- Carregar um veículo elétrico é mais demorado que abastecer com gasolina, o que exige mais portas de carregamento.
- Contudo, à medida que a tecnologia de carregamento melhora, o número de carregadores necessários pode diminuir.
- Atualmente, a Califórnia tem carregadores suficientes para os quase 2 milhões de EVs no estado, que representam cerca de 25% das vendas de carros novos.
Outros estados podem aprender com a Califórnia, que definiu metas claras para veículos elétricos e apoiou financeiramente a instalação de carregadores em áreas desfavorecidas.
Apesar de desafios como a necessidade de mais capacidade de rede, a infraestrutura de carregadores continua a crescer, com projetos como o da Voltpost, que está instalando carregadores na calçada de São Francisco, impulsionados pelo estado e pela cidade, independentemente do apoio federal.

O post Carros elétricos: esse lugar já tem mais carregadores que bombas de gasolina apareceu primeiro em Olhar Digital.
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.