A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta segunda-feira (7) o afastamento por tempo indeterminado das equipes de arbitragem — de campo e do VAR — que atuaram nas partidas Internacional 3 x 0 Cruzeiro e Sport 1 x 2 Palmeiras, realizadas no fim de semana pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro 2025. As decisões foram motivadas por erros considerados graves e que geraram forte reação dos clubes prejudicados.
Segundo comunicado oficial da entidade, a Comissão de Arbitragem da CBF tomou a medida com base no parecer do Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais (CCEI), que identificou equívocos técnicos nas decisões tomadas durante os jogos.
“Infelizmente, existem momentos de instruir, coibir e também de afastar. Neste momento, a Comissão de Arbitragem afasta para instrução as equipes das partidas em que, na visão do CCEI, houve equívocos. O afastamento não é simplesmente uma punição vazia, é para que possamos cuidar dos árbitros, instruí-los e que, na sequência, não haja mais equívocos nesse sentido, colocando o VAR e o árbitro de campo em sintonia”, explicou Rodrigo Cintra, coordenador geral da Comissão de Arbitragem da CBF.
Ver essa foto no Instagram
Árbitros afastados por erro no Brasileirão
No duelo no Beira-Rio, que terminou com vitória colorada por 3 a 0, o árbitro Marcelo de Lima Henrique (CE) expulsou Jonathan Jesus, do Cruzeiro, aos 20 minutos do primeiro tempo, após dividida com Wesley, do Inter. O VAR, comandado por Daiane Muniz, não recomendou revisão do lance, e o cartão vermelho foi mantido. Na sequência, o Inter abriu o placar.
Indignado com a decisão, o dono da SAF do Cruzeiro, Pedro Lourenço, prometeu acionar a CBF: “Queremos tratamento igual”, disparou o dirigente após a partida.
Já na Ilha do Retiro, o árbitro Bruno Arleu de Araújo (RJ) marcou pênalti polêmico para o Palmeiras nos minutos finais, quando o placar estava empatado em 1 a 1. A penalidade foi assinalada após disputa entre Matheus Alexandre, do Sport, e Raphael Veiga, e convertida por Piquerez. O VAR, sob comando de Rodrigo Nunes de Sá, sustentou a decisão de campo, sem revisão. “Está na hora de importar árbitros”, protestou o vice-presidente de futebol do Sport, Guilherme Falcão.
CBF promove intensivão para árbitros da Série A
A CBF também confirmou que, a partir do dia 15 de abril, iniciará treinamentos intensivos com árbitros e assistentes da Série A. As atividades acontecerão no Clube da Aeronáutica (CAER) e no Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira (CEAB), ambos no Rio de Janeiro.
Durante os treinamentos, jogadores das categorias de base do futebol carioca simularão partidas reais, com uso completo da estrutura de VAR, para aprimoramento dos profissionais. A medida faz parte do projeto de profissionalização da arbitragem brasileira, lançado em fevereiro pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
O post CBF afasta equipes de arbitragens após polêmicas no Brasileirão apareceu primeiro em Sportbuzz.
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.