A OpenAI acaba de anunciar uma atualização que promete melhorar a interação com o ChatGPT. A nova funcionalidade, focada em aprimorar a memória do chatbot, permite que ele “se lembre” de conversas passadas, oferecendo respostas mais personalizadas e contextualizadas.
O anúncio foi feito pelo CEO da OpenAI, Sam Altman, em uma série de postagens no X (antigo Twitter), . Altman descreveu a novidade como um recurso “surpreendentemente ótimo” e um marco na busca por “sistemas de IA que conhecem você ao longo da sua vida”.
Como funciona a memória aprimorada do ChatGPT
- A atualização da memória do ChatGPT representa um avanço na personalização da IA.
- Ao analisar conversas anteriores, o chatbot consegue fornecer respostas mais precisas e relevantes, adaptadas às necessidades e preferências de cada usuário.
- É como se o ChatGPT criasse um “arquivo pessoal” de cada interação, permitindo um diálogo mais fluido e natural.
- A OpenAI enfatiza que a nova funcionalidade é opcional, oferecendo aos usuários controle total sobre sua privacidade.
- É possível desativar a memória completamente ou utilizar o modo de “conversas temporárias”, que não são armazenadas pelo chatbot.
- A medida visa garantir que os usuários se sintam confortáveis ao interagir com a IA, sem se preocupar com o armazenamento de informações sensíveis.
“A partir de hoje, a memória no ChatGPT agora pode fazer referência a todos os seus bate-papos anteriores para fornecer respostas mais personalizadas, aproveitando suas preferências e interesses para torná-la ainda mais útil para escrever, obter conselhos, aprender e muito mais”, disse a OpenAi em postagem no X.
Starting today, memory in ChatGPT can now reference all of your past chats to provide more personalized responses, drawing on your preferences and interests to make it even more helpful for writing, getting advice, learning, and beyond. pic.twitter.com/s9BrWl94iY
— OpenAI (@OpenAI) April 10, 2025
Leia mais:
- O que é Lousa no ChatGPT e como usar?
- 10 melhores chatbots para usar no ChatGPT
- Como usar ChatGPT para criar imagem no estilo do Studio Ghibli
- Conheça o aparelho com ChatGPT que pode substituir o seu celular
Quem já pode usar o novo recurso?
A memória aprimorada do ChatGPT está sendo implementada gradualmente, começando pelos usuários Pro em países selecionados, com exceção de Reino Unido, EEE, Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein. Assinantes do ChatGPT Plus também receberão a atualização em breve. Ainda não há previsão de lançamento para usuários gratuitos.
O post ChatGPT recebe atualização e agora “se lembra” de conversas apareceu primeiro em Olhar Digital.
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.