O Botafogo fez o dever de casa e, nesta terça-feira (27), conseguiu vencer o Universidad de Chile e garantiu a vaga nas oitavas de final da Copa Libertadores 2025. Sob os olhos de Carlo Ancelotti, novo técnico da Seleção Brasileira, o Fogão aproveitou o Nilton Santos para assegurar uma vitória de 1 a 0, com gol de Igor Jesus.
Com o triunfo, o alvinegro fecha a fase de grupos com 12 pontos, empatado com o Estudiantes-ARG, mas com um saldo de gols menor, o que o deixa na segunda posição do Grupo A. O sorteio dos confrontos das oitavas de final ocorrerá na próxima segunda-feira, 2 de junho, às 12h (de Brasília).
O Botafogo volta a campo no próximo domingo (1º), quando enfrenta o Santos, às 16h (de Brasília), pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Ver essa foto no Instagram
O jogo entre Botafogo e Universidad de Chile
O Botafogo iniciou a partida buscando o ataque desde os primeiros minutos. Enfrentando uma Universidad de Chile bem postada e com forte marcação, o Alvinegro encontrou dificuldades para criar chances claras de gol.
A primeira oportunidade real veio aos 13 minutos, quando Artur cruzou da direita e encontrou Cuiabano livre na segunda trave. O lateral dominou e finalizou com força, mas a bola bateu na rede pelo lado de fora.
O cenário se complicou aos 23 minutos, quando Jair deu um carrinho duro, de sola, em Aránguiz. O árbitro inicialmente aplicou cartão amarelo, mas foi chamado pelo VAR para revisão e decidiu pela expulsão do volante alvinegro. Apesar da inferioridade numérica, o cartão vermelho acabou, de certa forma, favorecendo o Botafogo: os chilenos se lançaram mais ao ataque e deixaram espaços na defesa.
Mesmo com um a menos, o Botafogo manteve a organização tática e aproveitou bem a brecha deixada pelos adversários. Aos 37 minutos, Savarino cruzou na medida para Igor Jesus, que subiu livre na área e cabeceou para o fundo das redes, abrindo o placar.
O segundo tempo iniciou quente, com os chilenos quase igualando o placar com uma bomba de Aránguiz no travessão, aos 4 minutos. O Fogão respondeu logo em seguida com Marlon Freitas e, aos 9 minutos, chegou ao segundo gol, após Igor Jesus roubar a bola no meio-campo e deixar Artur na cara do gol. O gol do camisa 7, porém, foi anulado por um toque de mão de Igor Jesus na origem da jogada.
O post Com presença de Ancelotti, Botafogo avança às oitavas da Libertadores apareceu primeiro em Sportbuzz.