Nesta quinta-feira (10), o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, anunciou que fará uma proposta à FIFA para que a Copa do Mundo de 2030 seja disputada por 64 seleções. O torneio, que tem 32 participantes desde 1998 e passará a contar com 48 equipes a partir da edição de 2026 — que será realizada nos Estados Unidos, Canadá e México —, pode ter um formato ainda mais expansivo em caráter excepcional.
A ideia de Domínguez é que o Mundial que marcará o centenário da primeira Copa do Mundo, realizada em 1930 no Uruguai, seja um torneio festivo, com um número recorde de participantes.
“Estamos convencidos de que a comemoração do centenário será única, porque 100 anos só se comemoram uma vez. E é por isso que propomos, pela única vez, realizar este aniversário com 64 equipes, em três continentes simultaneamente. Para que todos os países tenham a oportunidade de viver uma experiência global e para que ninguém neste planeta fique de fora desta celebração que, embora seja realizada em todos os lugares, é a nossa festa”, declarou o presidente da Conmebol.
Ver essa foto no Instagram
O anúncio da proposta foi feito durante o 80º Congresso Ordinário da Conmebol, realizado com representantes de todas as federações filiadas.
Segundo o ‘The New York Times’, a sugestão de expandir o número de seleções partiu do presidente da Associação Uruguaia de Futebol, Ignacio Alonso, nos minutos finais de uma reunião com a FIFA. A proposta teria sido bem recebida pelo presidente da entidade máxima do futebol, Gianni Infantino.
Copa do Mundo de 2030
A Copa do Mundo de 2030 será sediada em conjunto por Marrocos, Portugal e Espanha. No entanto, os três primeiros jogos do torneio acontecerão na Argentina, Paraguai e Uruguai — uma homenagem oficializada pela Fifa para celebrar os 100 anos do Mundial. Ainda assim, a Conmebol considera essa iniciativa insuficiente.
O post Copa do Mundo com 64 seleções? Entenda apareceu primeiro em Sportbuzz.
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.