A corretora Gate, uma das maiores do mercado, anunciou nesta terça-feira (27) que estará removendo 33 criptomoedas de sua plataforma. O comunicado fez com que alguns desses projetos perdessem mais de 50% de seu valor nas últimas 24 horas.
Em alguns casos, a Gate era a única corretora onde uma determinada criptomoeda era negociada. Portanto, isso explica o motivo pelo qual investidores se desfizeram de suas moedas imediatamente.
Já aqueles que não desejam vender suas moedas têm um prazo de 1 mês para sacá-las. No entanto, a corretora também ofereceu um programa de recompra para essas moedas, mas com limites de saldo por usuário.
Criptomoedas desabam após serem removidas pela corretora Gate
Dados do CoinMarketCap revelam que a Gate possui mais de 2.300 criptomoedas listadas em sua plataforma, sendo a corretora com o maior número dentre todas centralizadas. Como comparação, Binance e Coinbase possuem 495 e 292, respectivamente.
Por conta disso, algumas criptomoedas removidas pela Gate nesta terça-feira (27) só estavam listadas ali, o que contribuiu para a queda acentuada de preço.
Dentre os exemplos estão Fidance (FDC), Unlighted (ULD), HerityNetwork (HER), NFTBomb (NBP), dentre tantas outras moedas pequenas e desconhecidas.
“A Gate realizou uma avaliação completa de 33 moedas e determinou que elas não atendem mais aos critérios de negociação da nossa plataforma.”
“Como resultado, iremos remover essas moedas da nossa plataforma, incluindo os pares de negociação à vista correspondentes, serviços de negociação quantitativa em grade, Simple Earn e negociação com margem”, escreveu a corretora.

A lista completa de criptomoedas removidas pela Gate é a seguinte: ULD, SECOND, LNR, HER, ADF, LSD7, ARKS, FBX, ARBI, SOMM, FDC, MNZ, DEUS, RATIO, NBP, XPRESS, BLIN, KINE, JULD, PARA, ARES, MINI, EZ, ALY, DSLA, DINO, SOS, RMRK, AXIS, XCHNG, JGN, ATOMARC, e MSU.
Dado que são projetos pequenos, poucos investidores devem ser afetados pela decisão.
Corretora anuncia programa de recompra para algumas criptomoedas removidas
Enquanto os depósitos dessas criptomoedas já foram pausados, a Gate anunciou um prazo de um mês para que investidores saquem essas moedas para carteiras externas.
Conforme muitos projetos só estão listados na Gate, a corretora revelou um programa de recompra dessas moedas. No entanto, vale notar que o valores pagos serão muito abaixo dos preços de mercado, o que explica o despejo imediato por alguns investidores.
Outro ponto é que esse programa possui um limite de 100 dólares por usuário, exceto para as moedas RMRK, AXIS, XCHNG, JGN, and ATOMARC, cujo máximo sobe para mil USDT.
Somado a isso, interessados no programa devem preencher um formulário entre os dias 16 e 22 de junho.
Por fim, é difícil imaginar o trabalho de manter tantas criptomoedas listadas. Isso explica os motivos pelos quais outras corretoras não trabalham desta mesma forma.
Fonte: Corretora Gate anuncia remoção de 33 criptomoedas, causando quedas de mais de 50%
Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.