Cultivo de maçãs no calor da Índia desafia tradição e clima

Em uma região subtropical do sul da Índia, onde as temperaturas ultrapassam os 40 °C, o agricultor Kakasaheb Sawant surpreendeu a comunidade ao cultivar macieiras.

Apesar do ceticismo inicial, suas árvores prosperaram: das 100 mudas plantadas, 80 sobreviveram e produziram até 40 kg de frutas por árvore. No entanto, o sabor das maçãs ainda não é doce o suficiente para o mercado. Sawant, otimista, acredita que os frutos melhorarão com o tempo.

“Este é o começo. As árvores estão se aclimatando, então, segundo minha opinião, nos próximos quatro a cinco anos, essas árvores começarão a produzir maçãs boas e doces”, diz Sawant.

Experimentos com novas variedades tentam contornar a crise nas regiões tradicionais de cultivo e reduzir a dependência de importações – Imagem: BongrakArt/Shutterstock

Índice

Produção cresce em meio a desafios locais

  • A produção nacional de maçãs na Índia cresceu 15% em cinco anos, mas ainda não acompanha a demanda crescente — as importações dobraram para 600 mil toneladas.
  • Tradicionalmente, a produção se concentra no norte, em regiões como Himachal Pradesh e Caxemira, que estão sendo afetadas pelas mudanças climáticas e pomares envelhecidos.
  • Para expandir a produção, cientistas e agricultores testam variedades de maçãs que exigem menos frio — cerca de 400 horas entre 0°C e 6°C, em comparação às 1.000 horas ideais.
  • Experimentos em áreas mais quentes, como Ranchi, têm tido resultados limitados. Pesquisadores também enfrentam desafios como solo inadequado e pragas.
  • As informações são da BBC.

Leia mais

Índia testa novas variedades de maçãs para vencer a crise na produção – Imagem: Cindy Rae Gatzemeier/Shutterstock

Setor vive dilema

Especialistas duvidam da viabilidade comercial dessas variedades em regiões quentes, mas reconhecem a urgência de soluções diante do aquecimento global.

Iniciativas de melhoramento genético e diversificação da produção, como sucos e geleias, podem ajudar a revitalizar o setor — desde que haja investimentos substanciais.

Vinagre de maçã em frasco com maçãs em volta
Produção com itens derivados da maçã pode ser uma solução para manter o setor forte – Imagem: Vadym Sirobaba/iStock

O post Cultivo de maçãs no calor da Índia desafia tradição e clima apareceu primeiro em Olhar Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima