A Agência de Defesa contra Mísseis (MDA) dos Estados Unidos convocou uma reunião com representantes da indústria. O assunto: desenvolvimento de um novo sistema antimísseis chamado Golden Dome (“Domo de Ouro”, em tradução livre). Seria um sistema de defesa nuclear espacial.
O encontro está marcado para ocorrer entre 30 de abril e 2 de maio de 2025, no Complexo Von Braun, em Huntsville, no Alabama. A reunião será realizada em parceria com a Força Espacial do país. E o objetivo é fortalecer a proposta anunciada em janeiro pelo presidente dos EUA, Donald Trump.
‘Domo de Ouro’ interceptaria mísseis balísticos, hipersônicos e nucleares do espaço
O “Domo de Ouro” seria um sistema para interceptar mísseis diretamente do espaço. A ideia é ampliar a capacidade de defesa contra ameaças balísticas, hipersônicas e nucleares, com interceptação antes que esses mísseis atinjam a atmosfera.
O aviso oficial da reunião foi publicado recentemente, segundo a Reuters. Nele, a MDA solicita informações técnicas sobre o projeto. Entre os itens de interesse, estão: interceptadores, sensores, rastreadores.
A MDA destaca que empresas não tradicionais do setor de defesa são bem-vindas. A agência busca soluções inovadoras e disruptivas para atender aos requisitos do programa Interceptador Baseado no Espaço (SBI, na sigla em inglês), conforme divulgado pelo governo.
As propostas devem abranger tanto a interceptação na fase inicial de propulsão quanto em fases posteriores, como o início e o meio do voo dos mísseis inimigos.

O evento pretende informar a indústria sobre todos os aspectos do programa, promover reuniões individuais com representantes do governo e incentivar parcerias.
Entre os temas que devem ser abordados na ocasião, estão:
- Aquisição e contratos;
- Cadeia de interceptação (kill chain);
- Colaboração entre governo e indústria;
- Controle de tiro;
- Modelagem e simulação.
Haverá também interações com a liderança da MDA e com o Escritório do Programa SBI, especialmente sobre segmentos espaciais e terrestres, avaliação de ameaças, aquisição e contratos.
Departamento de Defesa dos EUA vai desenvolver arquitetura para ‘Domo de Ouro’
Em janeiro, o governo Trump divulgou um comunicado no qual detalhava uma nova diretriz para reforçar os Estados Unidos diante das crescentes ameaças com mísseis.

De acordo com o comunicado, o Departamento de Defesa dos EUA foi incumbido de desenvolver uma arquitetura abrangente para a nova geração de um sistema antimísseis.
Entre os componentes inclusos nesta arquitetura, estava a aceleração da implantação de sensores espaciais para rastreamento de mísseis hipersônicos e balístico. E o desenvolvimento de interceptadores avançados para neutralizar ameaças em múltiplas fases — especialmente na crítica fase de propulsão.
Leia mais:
- EUA mais perto de lançar míssil que voa cinco vezes mais rápido que o som
- Quem tem a maior força nuclear do mundo?
- Como os drones estão redefinindo a guerra moderna?
Críticos expressaram preocupação quanto ao financiamento e à viabilidade de um programa tão ambicioso, especialmente num cenário de recursos orçamentários limitados.
Já a administração de Trump defende que a iniciativa é vital para a segurança nacional. O governo do republicano quer uma cadeia de suprimentos segura e um sistema de defesa nuclear espacial eficaz. A ver o que vai sair do papel (e das bravatas).
O post ‘Domo de Ouro’: a (possível) defesa nuclear espacial dos EUA apareceu primeiro em Olhar Digital.
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.