Eleições CBF: principais clubes demonstram apoio a presidente da FPF

Em meio à indefinição sobre o futuro da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), dirigentes de clubes da Libra e da Liga Forte Futebol (LFU) se reuniram na manhã deste sábado (17) para debater os rumos da eleição presidencial da entidade. O encontro, motivado pela insatisfação dos clubes com a condução do processo eleitoral, resultou em uma nota conjunta de apoio a Reinaldo Carneiro Bastos, atual presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF). Ao todo, 32 clubes das Séries A e B assinaram o documento.

A insatisfação tem como pano de fundo a atuação do candidato Samir Xaud, presidente eleito da Federação Roraimense de Futebol, que é visto com reservas pelos clubes da elite do futebol nacional por representar uma federação de menor expressão. Segundo os dirigentes, Xaud não buscou diálogo com os clubes, ao contrário de Reinaldo Carneiro Bastos, que teria articulado diretamente com diversas agremiações.

“Falta liderança, falta decisão, falta transparência, falta respeito. E, acima de tudo, falta protagonismo dos clubes”, diz o comunicado divulgado nas redes sociais da LFU.

Apoio massivo de clubes da Série A e B fortalece candidatura paulista à presidência da CBF

Os clubes que assinaram a nota representam pelo menos 48 votos no colégio eleitoral da CBF, considerando os pesos definidos no estatuto:

  • Clubes da Série A: peso 2

  • Clubes da Série B: peso 1

  • 27 federações estaduais: peso 3 cada

Para ser eleito, o candidato precisa alcançar no mínimo 71 votos. A base de apoio de Bastos ainda busca garantir o registro de sua chapa, que exige o apoio formal de ao menos 8 federações estaduais e 5 clubes. Já Samir Xaud tem apoio declarado de 19 federações, que assinaram manifesto por renovação.

Clubes que apoiam Reinaldo Carneiro Bastos:

Série A:
Atlético-MG, Bahia, Ceará, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Juventude, Mirassol, Bragantino, Santos, São Paulo, Sport, Vitória

Série B:
Amazonas, América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Avaí, Botafogo-SP, Chapecoense, Criciúma, Coritiba, CRB, Cuiabá, Ferroviária, Goiás, Novorizontino, Operário-PR, Vila Nova

Ausentes e divergências

Oito clubes não assinaram a nota:

  • Pela Libra: Grêmio, Palmeiras, Volta Redonda, Paysandu e Remo

  • Pela LFU: Botafogo, Vasco e Athletic

Segundo apuração, o Palmeiras não participou da reunião virtual, e o Volta Redonda afirmou precisar alinhar o posicionamento com o presidente da FERJ, Rubens Lopes, antes de declarar apoio.

Durante o encontro, um representante do Botafogo causou desconforto ao criticar a falta de tempo para amadurecer o debate, argumentando que a decisão foi acelerada. No entanto, a data da eleição — marcada para o dia 25 de maio — foi definida pelo interventor da CBF, Fernando Sarney.

O post Eleições CBF: principais clubes demonstram apoio a presidente da FPF apareceu primeiro em Sportbuzz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima