Pesquisadores da Universidade de Ciência e Tecnologia da China desenvolveram lentes de contato que permitem enxergar luz invisível ao olho humano. Por enquanto, a olho nu, nós conseguimos ver apenas uma gama limitada de cores, em um certo espectro de luz. As lentes expandem esse espectro – e funcionam até de olhos fechados.
O dispositivo foi descrito em um estudo publicado nesta semana na revista Cell.
Lentes de contato expandem visão humana
O olho humano tem uma capacidade limitada de enxergar cores: podemos ver apenas as luzes no espectro de onda entre 400 e 700 nanômetros. Alguns animais conseguem enxergar além disso.
Os pesquisadores chineses criaram lentes de contato que conseguem enxergar luz entre 800 e 1.600 nanômetros, aumentando muito nossa capacidade de visão. Esse novo espectro inclui o infravermelho.
O segredo das lentes está em nanopartículas incorporadas, que absorvem as ondas infravermelhas e as convertem em comprimentos visíveis.
A equipe está conduzindo testes para a invenção e, nas primeiras tentativas, usuários já conseguiram enxergar luzes de LED infravermelho e dizer em qual direção a luz está vindo. Segundo Tian Xue, neurocientista que fez parte do estudo, sem as lentes de contato os voluntários não conseguiram ver nada. Com as lentes, eles enxergam claramente a cintilação da luz infravermelha.
Os pesquisadores ainda foram além e apresentaram uma versão mais detalhada do dispositivo, que permitiu enxergar várias partes diferentes do espectro infravermelho. Nesse caso, as nanopartículas codificaram os comprimentos de infravermelho em cores. Por exemplo, a luz de 808 nanômetros parecia verde, a de 980 nanômetros parecia azul e a de 1.532 nanômetros, vermelha.

Dá para enxergar de olhos fechados
Outra capacidade importante das lentes de contato é que os usuários conseguem enxergar até de olhos fechados. Como a luz infravermelha penetra mais profundamente na pele do que a luz visível, as pálpebras filtram o brilho de forma mais intensa. Inclusive, o dispositivo funcionou melhor de olhos fechados do que abertos.
Apesar de aumentar o espectro de luzes, as lentes não permitem enxergar uma cor nova – isso dependeria de uma estrutura mais avançada. Elas apenas transformam o infravermelho em ondas que conseguimos processar.
As lentes não afetam a capacidade de enxergar cores que já estamos acostumados.

Para que servem as lentes de contato?
- A capacidade de converter comprimentos de onda pode ajudar pessoas daltônicas a enxergar mais cores;
- Nesse caso, o dispositivo não cria cores novas que a pessoa não conhece, apenas converte os comprimentos de onda em algo que possa ser identificado pelo olho humano;
- Ainda de acordo com a equipe, as lentes de contato podem ser usadas para captar novas informações sobre nosso entorno, com aplicações na criptografia e no setor de segurança.
Enquanto isso, a tecnologia segue em testes.
Leia mais:
- Seu celular pode virar um detector portátil de doenças
- Esse pode ser o segredo para, em alguns casos, restaurar a visão
- Lentes de contato inteligentes são futuro da integração homem-máquina; saiba mais
Uma desvantagem foi identificada: como as lentes ficam muito próximas da retina, a luz convertida se espalha pelo olho, deixando a visão um pouco embaçada. Óculos vestíveis feitos com as mesmas nanopartículas melhoraram a visão nesse caso, mantendo alta resolução.
Os testes dos óculos também tiveram resultados positivos. Neles, os participantes olharam para letras pretas e brancas sem usar nada. Depois, quando colocaram os óculos com as lentes, as cores ficaram vibrantes.
O post Estas lentes de contato permitem enxergar luz infravermelha até de olhos fechados apareceu primeiro em Olhar Digital.