Segundo apuração do Motorsport, a Alpine está considerando uma mudança em sua dupla de pilotos para a próxima etapa da F1, em Ímola. A equipe avalia promover Franco Colapinto no lugar de Jack Doohan, refletindo a crescente insatisfação com o desempenho do piloto australiano.
Doohan iniciou sua temporada de estreia sob forte pressão e, até agora, não conseguiu corresponder às expectativas. Ainda não marcou pontos em 2025, ao contrário de seu companheiro de equipe, Pierre Gasly, que já soma sete.
Além disso, o australiano tem acumulado incidentes que comprometem sua permanência, como a batida em Gabriel Bortoleto na China e o acidente no segundo treino livre no Japão, ao tentar contornar a curva 1 com o DRS aberto. Apesar disso, ele tem mostrado velocidade em classificações, chegando a superar Gasly, como no GP de Miami.
Ver essa foto no Instagram
Internamente, a Alpine acredita que possui um carro com potencial para pontuar — como demonstrado pelo sétimo lugar de Gasly no GP do Bahrein. No entanto, a equipe ocupa apenas a nona posição no Mundial de Construtores, à frente apenas da Sauber, enquanto rivais como Williams e Haas disputam o protagonismo do pelotão intermediário.
Neste cenário, Franco Colapinto tem seu nome frequentemente envolvido em rumores. O argentino estreou no ano passado, substituindo Logan Sargeant em nove etapas pela Williams, causando boa impressão ao pontuar em Baku e Austin, sendo, possivelmente, um piloto mais pronto e capaz de entregar resultados mais consistentes do que Doohan.
Esses boatos ganharam força nas últimas semanas, especialmente após o CEO da petrolífera argentina YPF, Horacio Marin, ter sido flagrado afirmando que Colapinto estaria “no carro em Ímola” — embora, mais tarde, tenha dito que se tratava apenas de um desejo pessoal.
Oliver Oakes comenta possível troca dos pilotos
Antes do GP de Miami, o chefe de equipe Oliver Oakes comentou sobre a situação: “Acho que foi um patrocinador argentino, fora das câmeras, dando sua opinião sobre o Franco. Mas temos sido bastante claros como equipe: isso é só ruído. Jack precisa continuar fazendo um bom trabalho. É natural que haja especulações.”
No entanto, em outro momento, Oakes respondeu que o australiano “é nosso piloto por enquanto”, frase que gerou interpretações sobre uma possível mudança iminente. “Estamos sempre avaliando nossa dupla”, acrescentou.
Colapinto conta com o forte respaldo da torcida argentina e de patrocinadores. Além disso, o influente conselheiro Flavio Briatore estaria inclinado a colocá-lo no carro o quanto antes.
O post F1: Colapinto pode substituir Doohan em Ímola; entenda apareceu primeiro em Sportbuzz.
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.