Oscar Piastri, da McLaren, é o pole position do GP de Ímola, sétima etapa da temporada 2025 da Fórmula 1. O australiano, líder do campeonato, brilhou em uma classificação marcada por acidentes graves e polêmicas, garantindo o primeiro lugar no grid com o tempo de 1min14s670. Assim, ele superou Max Verstappen, da Red Bull, por apenas 34 milésimos de segundo, enquanto George Russell, da Mercedes, completou os três primeiros.
Neste sábado, 17, foi realizada a sessão classificatória, e ela começou caótica já no Q1. Yuki Tsunoda sofreu um forte acidente na Variante Villeneuve, chegando a capotar seu carro após perder o controle. Pouco depois, Franco Colapinto, da Alpine, também bateu forte na Variante Tamburello. As bandeiras vermelhas causadas pelos dois acidentes interromperam a atividade e causaram grandes atrasos no cronograma.
Além disso, o brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, foi envolvido em uma polêmica ainda no Q1. Após garantir o avanço ao Q2, sua vaga foi colocada em dúvida por conta de uma volta rápida de Oliver Bearman, da Haas, que quando cruzou a linha, a bandeira vermelha já havia sido acionada. Após revisão dos comissários, o tempo de britânico foi invalidado e Bortoleto avançou ao Q2, e vai largar da 14ª posição.
Ver essa foto no Instagram
Quem decepcionou em Ímola foi a Ferrari. Correndo em casa, Charles Leclerc e Lewis Hamilton não conseguiram avançar ao Q3, largando da 11ª e 12ª posição, respectivamente. Além disso, o piloto italiano Andrea Kimi Antonelli também foi eliminado no Q2, e vai largar da 13º colocação, frustrando ainda mais a torcida italiana.
Confira como ficou o grid para o GP de Ímola:
- Oscar Piastri (McLaren)
- Max Verstappen (Red Bull)
- George Russell (Mercedes)
- Lando Norris (McLaren)
- Fernando Alonso (Aston Martin)
- Carlos Sainz (Williams)
- Alexander Albon (Williams)
- Lance Stroll (Aston Martin)
- Isack Hadjar (Racing Bulls)
- Pierre Gasly (Alpine)
- Charles Leclerc (Ferrari)
- Lewis Hamilton (Ferrari)
- Andrea Kimi Antonelli (Mercedes)
- Gabriel Bortoleto (Sauber)
- Franco Colapinto (Alpine)
- Liam Lawson (Racing Bulls)
- Nico Hülkenberg (Sauber)
- Esteban Ocon (Haas)
- Oliver Bearman (Haas)
- Yuki Tsunoda (Red Bull)
O post F1: Piastri marca a pole no GP de Ímola apareceu primeiro em Sportbuzz.