Fim das trends? Imagens geradas pelo ChatGPT podem ter uma mudança

O novo gerador de imagens do ChatGPT, o 4o Image Gen, fez sucesso em pouco tempo de lançamento graças à trend do Studio Ghibli. Apesar de ter bombado, a tendência também levantou polêmicas. Agora, pode ser que a OpenAI adicione uma marca d’água para identificar imagens geradas artificialmente.

A sinalização é comum no mundo da tecnologia e surgiu para evitar que imagens artificiais sejam confundidas com imagens reais (como as produzidas por ilustradores do próprio Studio Ghibli, por exemplo).

Imagens criadas pelo ChatGPT com o estilo do Studio Ghibli levantaram polêmicas pelo uso por parte do governo – incluindo a Casa Branca (Imagem: Reprodução/Redes sociais)

Gerador de imagens do ChatGPT bombou – e levantou polêmicas

Você deve ter acompanhado aqui no Olhar Digital que a OpenAI, dona do ChatGPT, lançou o gerador de imagens 4o Image Generator, baseado no modelo de linguagem GPT-4o, no final de março. Poucos dias depois, a desenvolvedora liberou a ferramenta gratuitamente.

A trend de imagens no estilo do Studio Ghibli foi a grande responsável pela popularização da novidade e atraiu 1 milhão de acessos ao recurso em apenas uma hora. A ‘moda’ também levantou polêmicas, como o uso de obras protegidas por direitos autorais e a desvalorização de trabalhadores humanos.

A empresa já havia afirmado que todas as imagens geradas pelo 4o Image Gen vêm com metadados que certificam sua origem artificial. No entanto, a companhia pode dar um passo além e adicionar marcas d’água nas produções.

Logo do ChatGPT e da OpenAI
OpenAI pode implementar mudanças nas imagens (Imagem: Mamun sheikh K/Shutterstock)

Imagens feitas pelo ChatGPT podem ter marca d’água de IA

Em publicação no X durante o final de semana, o especialista Tibor Blaho apontou uma série de mudanças na próxima atualização do ChatGPT. Uma delas é a adição de um selo para identificar imagens geradas artificialmente usando o Image Gen.

Segundo ele, esse recurso aparece no código como ‘image-gen-watermark-for-free’ no aplicativo ChatGPT Android 1.2025.091 2509108 beta. Pelo nome, é possível que a identificação seja aplicada apenas a usuários gratuitos do gerador e que os assinantes ainda consigam criar imagens sem a marca d’água.

O site Bleeping Computer também já havia indicado que a sinalização estava nos planos da OpenAI.

A desenvolvedora não se pronunciou sobre o assunto.

Leia mais:

Marca d’água de IA é comum

  • O ChatGPT não seria o primeiro a implementar uma marca d’água. A sinalização se popularizou com a ascensão dos geradores de imagens – e, consequentemente, o aumento na geração de imagens artificiais;
  • Inicialmente, isso levou a preocupações sobre deep fakes (imagens, sons ou vídeos gerados artificialmente para enganar usuários) e o aumento na desinformação, principalmente em um contexto eleitoral;
  • A própria OpenAI tem marcas d’água para textos gerados pelo ChatGPT.

O post Fim das trends? Imagens geradas pelo ChatGPT podem ter uma mudança apareceu primeiro em Olhar Digital.


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Rolar para cima