Nesta quarta-feira, 21, o jornal espanhol Sport publicou que o Barcelona desistiu de repatriar o meia-atacante Neymar. O jogador, que atualmente defende o Santos, tem contrato com o clube até 30 de junho e vinha sendo especulado como possível reforço para a temporada 2025/26.
Segundo a publicação, a volta do craque brasileiro era uma ideia pessoal do presidente Joan Laporta. O plano inicial dos catalães era assinar com o brasileiro por uma temporada, aproveitando o fim de seu contrato com o Santos, sem custos de transferência.
O objetivo era dar ritmo de jogo ao camisa 10 visando a Copa do Mundo de 2026, além de usá-lo como figura midiática na reinauguração do novo Camp Nou, o próprio Neymar teria se mostrado “encantado” com a possibilidade de retorno. Além disso, do ponto de vista técnico, o meia-atacante também se encaixava no perfil buscado pelo clube catalão: um jogador versátil, que atua pela ponta esquerda, mas com mobilidade.
Ver essa foto no Instagram
Motivos que afastaram Neymar e Barcelona
No entanto, os planos mudaram. Dois fatores pesaram para que o clube desistisse da negociação. O primeiro foi o crescimento de Lamine Yamal. A joia da base que tem ganhado protagonismo e se tornado o novo rosto do projeto esportivo do Barça. O segundo é a instabilidade física de Neymar. Desde que retornou ao futebol brasileiro, o jogador enfrentou dificuldades para manter sequência em campo: disputou apenas nove jogos, com três gols e três assistências, e está fora de ação desde 16 de abril.
O diretor esportivo Deco já havia sinalizado em março, em entrevista à TNT Sports, que não via um retorno viável para Neymar. Apesar de chamá-lo de “fenômeno”, o dirigente afirmou que o melhor lugar para o craque retomar a confiança era jogando pelo Santos:
“Eu não acho que nem é uma questão tanto econômica, eu acho que eu primeiro sou fã, acho que o Neymar é pra mim o maior jogador dos últimos 10, 20 anos que já existiu, acho que é um fenômeno, continua muito bem. Eu acho que primeiro de tudo o Neymar tem que voltar a ser feliz, tem que voltar a ter prazer no futebol e não vejo outro lugar melhor pra ele nesse momento que o Brasil, o Santos, ainda mais o clube dele. Estou torcendo por ele, estou torcendo que ele esteja feliz, porque a seleção precisa, eu acho que todo quem gosta de futebol precisa ver o Neymar, o Neymar feliz”
Dessa forma, a volta de Neymar ao Barcelona — especulada em praticamente todas as janelas desde sua saída para o PSG — foi descartada pelo clube. Ainda segundo o Sport, a possibilidade passou de “real” a “impossível”. Afirmando que, atualmente, Neymar “passa mais tempo lesionado do que em atividade” e que “não seria possível atuar em qualquer clube de alta exigência competitiva”.
Assim, a diretoria do Santos, está otimista quanto à renovação de contrato com o camisa 10.
O post Fim do sonho! Barcelona desiste de Neymar; diz jornal apareceu primeiro em Sportbuzz.