Hortência comenta sobre brasileiros na NBA e futuro do basquete

Hortência Marcari é um dos grandes nomes do esporte no Brasil. Após uma carreira brilhante no basquete, a ex-jogadora se dedica à Comissão de Atletas do Comitê Olímpico Brasileiro (CACOB) como defensora das novas gerações. Em exclusiva ao SportBuzz, ela falou sobre a sua nova missão fora das quadras, os brasileiros da NBA/WNBA e mais!

“Eu estou na Comissão há muito tempo, desde a primeira, da Olimpíada que teve aqui no Rio em 2016. É um prazer muito grande poder ajudar, participar e brigar pelos direitos que os atletas têm”, iniciou Hortência. “É buscar informação, mostrar para eles os deveres e as obrigações que eles têm perante à sua modalidade”.

Além disso, a Rainha do Basquete foi questionada sobre a realidade do esporte no momento e sua expectativa para o futuro. Em Paris 2024, a seleção masculina caiu para a potência do Dream Team de LeBron James e Stephen Curry, que defenderam os EUA. Por outro lado, a equipe feminina sequer conseguiu a classificação para o último ciclo olímpico.

“Se você vir que algumas modalidades estão indo muito bem, é porque tem uma gestão profissional, tem uma gestão boa. O basquete feminino, masculino, se não está indo muito bem, é porque precisa rever a sua gestão. Precisa ver quais são caminhos que devem ser tomados para poder melhorar”, explicou Hortência.

“Uma visão de dez, 15 anos para frente, investindo na base… e agora tá entrando uma técnica nova, americana, vamos esperar para ver os resultados e torcer muito para que o basquete volte a ser aquilo que ele sempre foi”. Em contrapartida, grandes talentos brilham em terras estrangeiras, como Gui Santos (na NBA, pelos Warriors) e Kamilla Cardoso (na WNBA, pelo Chicago Sky).

Hortência sobre os brasileiros na NBA

Marcari entende que é muito difícil ‘reter’ estrelas em solo brasileiro. “É um objeto de desejo que essas meninas têm de jogar uma WNBA, nos Estados Unidos, que é, queira ou não, o lugar onde o basquete é o número um. É um desejo dessas pessoas. E não tem problema elas jogarem lá, eu acho até que é muito bom para o basquete, porque elas trazem muita informação e conhecimento pro basquetebol aqui, interno”, finalizou.


 

O post Hortência comenta sobre brasileiros na NBA e futuro do basquete apareceu primeiro em Sportbuzz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima