O indicador criado por Philip Swift em abril de 2019 que prevê o fim da alta do bitcoin abriu as suas médias nos últimos dias, mostrando um movimento promissor de valorização do mercado nos próximos dias a frente, segundo o próprio criador.
Chamado “Pi Cycle Top“, ou Topo de Ciclo Pi na tradução literal, o indicador utiliza duas médias para acompanhar os movimentos de preço do bitcoin em relação ao USDT.
Uma métrica utilizada pelo indicador é a média móvel de 111 dias. A outra é a média móvel de 350 dias, valor de média que é multiplicada por 2.
Assim, quando a média mais curta de 111 dias cruza acima da média mais longa, o indicador prevê que o ciclo de alta do bitcoin chegou ao fim, ou seja, no topo. Contudo, a abertura das médias pode sinalizar uma alta ainda presente no mercado.
“PARECE QUE O BITCOIN ESTÁ SE PREPARANDO PARA SUBIR…MUITO MAIS ALTO”.
Feels like Bitcoin is getting ready to go…much higher. pic.twitter.com/Vw5upVdu3x
— Philip Swift (@PositiveCrypto) May 21, 2025
Indicador acertou os últimos fins de ciclo de alta do bitcoin e ganhou fama entre investidores
Philip Swift é um dos principais líderes do Bitcoin Magazine Pro, uma ferramenta que reúne vários indicadores e relatórios de mercado aos investidores de todo o mundo. Assim, com seu indicador criado em 2019 tendo acertado o fim dos últimos três ciclos, o Pi Cycle Top ganhou sua fama.
Agora em 2025, muitos acreditam que a alta do bitcoin chegou ao fim e já não tem mais força para seguir para novas máximas. Contudo, caso a abertura das médias esteja novamente no caminho correto, o movimento de alta deve seguir e renovar a atual alta histórica (ATH).
O gráfico do Bitcoin com o Pi Cycle Top Indicator mostra que o cruzamento de médias ocorreu três vezes no passado, uma em 2014, outra em 2018 e a última em 2021. Nestes anos, o mercado alcançou suas máximas e depois derreteu, mostrando que o indicador acertou os movimentos. Ele tem uma margem de erro de três dias, segundo seu criador.
Ou seja, com a abertura das médias no mercado, tudo indica que ainda pode haver fôlego para novas altas do bitcoin.

Explicação em mais detalhes do indicador
Um detalhe curioso é que a relação entre 350 e 111 dias é aproximadamente 3,153, o que é muito próximo do valor do número π (pi), que é 3,142.
Essa relação sugere que existe um padrão cíclico natural no preço do Bitcoin, conectado a essa constante matemática, reforçando a ideia de que o comportamento do Bitcoin segue ciclos repetitivos.
No vídeo abaixo, a explicação do indicador mostra mais detalhes de como os investidores podem utilizar este para “prever” o fim do ciclo de alta.
Fonte: Indicador que prevê fim da alta do Bitcoin abre médias e criador alerta para movimento
Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.