A derrota por 103 a 96 para o Minnesota Timberwolves, na noite de quarta-feira (30), não apenas selou a eliminação do Los Angeles Lakers na primeira rodada dos playoffs da NBA, como também lançou dúvidas sobre o futuro de LeBron James na liga. Aos 40 anos e encerrando sua 22ª temporada na NBA, o astro deixou a Crypto.com Arena mancando, com visível inchaço na perna esquerda e abatido emocionalmente.
Como tem feito em outras eliminações recentes, LeBron optou por não confirmar se seguirá em quadra na próxima temporada. “Não sei”, afirmou o camisa 23 ao ser questionado sobre aposentadoria. “Não tenho resposta para isso. Vou sentar com minha família, minha esposa e meu grupo de apoio e conversar sobre o assunto para ver o que acontece. E também ter uma conversa comigo mesmo sobre por quanto tempo quero continuar jogando. Para ser sincero, não sei a resposta para isso agora. Então, vamos ver”.
Ver essa foto no Instagram
LeBron James pode virar free agent
O contrato de LeBron com os Lakers inclui uma player option (cláusula que permite ao atleta decidir se permanece no time) no valor de US$ 52,6 milhões para a temporada 2025/26. Ele tem até o dia 29 de junho para decidir se continuará na franquia ou se tornará free agent na NBA.
Questionado sobre como o Los Angeles Lakers pode se reestruturar após a queda precoce, LeBron manteve o tom incerto: “É um negócio. Então, você não sabe como será na próxima temporada além dos caras que estão presos a contratos. Tenho muita coisa em que pensar. Não sei como será o elenco. Não sei onde estou agora”, declarou.
Posteriormente, ele esclareceu à ESPN que seus comentários não significavam uma possível troca de time: “Só continuar jogando, não sei onde estarei. Isso é o que é. Apenas seguir jogando”.
Mesmo desgastado por ter atuado 40 minutos na partida decisiva, LeBron encerrou o confronto com 22 pontos, sete rebotes, seis assistências e dois roubos de bola, liderando uma reação dos Lakers que chegou a colocar o time à frente no último quarto após desvantagem de 14 pontos no início.
Luka Doncic também analisará futuro e elogia JJ Redick
Outro nome que terá uma decisão importante a tomar é Luka Doncic. A partir de 2 de agosto, os Lakers poderão oferecer ao esloveno uma extensão de contrato de quatro anos, avaliada em US$ 297 milhões. Doncic, no entanto, garantiu que ainda vai refletir sobre o assunto: “Ainda não pensei nisso”, disse. “Estou focado no basquete. Então, obviamente, agora é a hora de pensar em tudo”.
Tanto LeBron quanto Doncic aproveitaram para enaltecer o trabalho do técnico JJ Redick, que fez sua estreia como treinador principal na NBA. “Acho que é um ótimo treinador. Estou muito feliz por ter sido treinado por ele nesses últimos meses. Às vezes parece que estou de volta à Europa. Adoro isso. Temos um ótimo vínculo. Tem sido simplesmente incrível com ele como treinador”, disse Doncic.
LeBron também exaltou a performance de Redick em sua temporada de estreia: “Acho que o JJ vai continuar a crescer. Achei que ele teve uma temporada de estreia incrível para um técnico novato. E é muito diferente ser um técnico novato. Já é difícil ser um técnico novato na NBA. E é muito mais difícil ser um técnico novato treinando os Lakers. É um jogo completamente diferente. Achei que ele lidou com isso extremamente bem. Achei que ele simplesmente aprendia a cada dia, nos cobrava. Ele nos impulsionava”.
Temporada termina com frustração para LeBron James
Para LeBron, que disputou sua primeira final da NBA em 2007, qualquer ano sem título é motivo de frustração: “Desde a minha primeira aparição nas Finais da NBA, no momento em que tive a oportunidade de fazer parte disso e saborear essa sensação, cada temporada em que não cheguei às Finais ou não ganhei o campeonato foi uma decepção”, desabafou. “Então… será uma offseason de decepção e insatisfação”.
O post LeBron James comenta possível aposentadoria após eliminação: ‘Vou…’ apareceu primeiro em Sportbuzz.
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.