O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta quinta-feira, 3, um decreto que antecipa o pagamento do 13º salário de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A ação do petista ocorreu exatamente um dia depois de a sua ministra do Planejamento e Orçamente, Simone Tebet, afirmar que essa possibilidade é “inviável”.
Conforme o texto com a assinatura de Lula, a primeira parcela vai ser paga em abril e a segunda, em maio, como medida econômica estratégica.
Durante um evento em Brasília, Lula anunciou também que o Fundo Social vai destinar R$ 18 bilhões para o programa Minha Casa, Minha Vida, com a promessa de expandi-lo para incluir a classe média. O presidente revelou, ainda, a futura implementação do sistema de TV 3.0, que integrará televisão aberta e internet.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O evento, denominado “O Brasil dando a volta por cima”, ocorreu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Ele reuniu ministros, parlamentares e representantes de movimentos sociais. Lula afirmou que a reunião foi “um breve balanço daquilo que fomos capazes de realizar em apenas dois anos”.
A fala de Tebet sobre a ação de Lula

Na última quarta-feira, 2, Simone Tebet chamou uma eventual antecipação do 13° salário a aposentados e pensionistas de “inviável”. Além disso, na fala, que ocorreu durante a cerimônia de comemoração dos 60 anos do Banco Central, em Brasília, ela afirmou que a ação não ocorreria em abril.
“Já não é desde esse ano, ano passado, ano retrasado, já aconteceu”, começou a dizer Tebet. “Não dá para fazer [a antecipação]. No mês de abril, é inviável. Nós temos as dificuldades. Todos os últimos anos foram maio e junho. Então, se houver essa decisão agora do presidente, nós estamos preparados para atendê-lo em relação a isso.”
Leia também: “Imprensa tradicional descobre o PT”, artigo de Guilherme Fiuza publicado na Edição 262 da Revista Oeste
Na sequência, Tebet disse que deixaria para Lula e para o ministro do Trabalho, Luiz Felipe Brandão de Mello, para o da Previdência, Carlos Lupi, o anúncio.
O post Lula antecipa 13º de aposentados, 1 dia depois de Tebet negar possibilidade apareceu primeiro em Revista Oeste.
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.