Madrid Open: Ruud bate Draper e conquista primeiro Masters 1000 da carreira

O norueguês Casper Ruud quebrou um importante tabu em sua carreira neste domingo (4) ao conquistar seu primeiro título de Masters 1000, no saibro do Madrid Open, derrotando o britânico Jack Draper por 2 sets a 1, com parciais de 7/5, 3/6 e 6/4. Até então, o atual número 6 do mundo jamais havia vencido um torneio acima da categoria ATP 500, apesar de já ter sido duas vezes vice-campeão de Roland Garros e finalista em Miami (2022) e Monte Carlo (2023).

Com o triunfo, o norueguês de 25 anos adiciona um troféu inédito à sua galeria e confirma sua força no saibro. Desde o início de 2020, Ruud lidera o circuito masculino em vitórias no piso (124), além de ter alcançado 17 finais e conquistado 12 títulos no período.

Com a conquista, Casper Ruud se torna o quarto jogador na história a vencer o Madrid Open sem perder um set até a final, feito antes alcançado apenas por Roger Federer (2006), Alexander Zverev (2018) e Novak Djokovic (2019). O último campeão de Masters 1000 a completar o torneio inteiro sem perder set havia sido Carlos Alcaraz, em Indian Wells 2023.

O jogo entre Casper Ruud e Jack Draper

A decisão em Madri foi marcada por alternâncias e oscilações de ambos os tenistas. Draper, de 22 anos, vinha embalado e invicto em sets até a final. Começou melhor, agredindo nas devoluções e quebrando Ruud logo no terceiro game. O britânico sacou para fechar a parcial em 5/4, mas cedeu à pressão e viu Ruud virar para 7/5, em uma sequência de quatro games consecutivos.

Na segunda parcial, Draper se reagrupou com uma atuação mais sólida e sem cometer erros não forçados. Com o saque funcionando bem e aproveitamento de 86% nos pontos com o primeiro serviço, ele igualou o duelo ao fechar por 6/3, após duas quebras decisivas.

O terceiro set começou com expectativa de domínio do britânico, mas foi Ruud quem impôs seu jogo. O norueguês elevou seu nível no saque, saltando de 53% para 73% de aproveitamento, e salvou dois break-points importantes. A quebra decisiva veio no quinto game, e foi o suficiente para garantir a vitória por 6/4 e, com ela, o maior título de sua carreira.

Mesmo com estatísticas desfavoráveis — menos bolas vencedoras (40 a 43) e mais erros não forçados (22 a 14) —, Ruud soube se impor nos momentos decisivos. Ele venceu 64% dos pontos com o saque, contra 63% de Draper, e fez valer sua experiência para selar o triunfo.


O post Madrid Open: Ruud bate Draper e conquista primeiro Masters 1000 da carreira apareceu primeiro em Sportbuzz.


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Rolar para cima