O caso de Miguelito, jogador do América-MG, ganhou um novo desdobramento. Acatando à solicitação da Procuradoria, o Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) determinou a suspensão do atleta dos jogos do Coelho até que ocorra o julgamento por injúria racial.
Vale destacar que a data ainda não foi marcada para a decisão; ou seja, ele será desfalque no clube por tempo indeterminado. Apesar do cenário, o presidente do Tribunal explicou que “a suspensão preventiva, neste contexto, não configura antecipação de pena, mas sim um instrumento cautelar adequado, proporcional e necessário à preservação da moralidade e da credibilidade da competição em que se desenvolveram os fatos”.
Racismo em Operário-PR x América-MG: caso Miguelito
O crime foi cometido no primeiro tempo da partida Operário-PR x América-MG, válida pela sexta rodada na Série B do Campeonato Brasileiro. Depois de uma disputa de bola, os jogadores esperavam uma cobrança de falta de lateral. Em sequência, Miguelito virou para o atacante do Fantasma, que foi para cima do meia do Coelho, junto com Jacy.
Ver essa foto no Instagram
Eles procuraram o árbitro em campo para falar sobre o ocorrido. Assim, o juiz árbitro Alisson Sidnei Furtado utilizou o protocolo antirracista da Fifa e da CBF, com os braços cruzados em “X” na altura do peito. Dessa forma, o jogo foi paralisado em 15 minutos, decorridos com discussões entre jogadores e a espera pela definição de Furtado, que registrou o episódio na súmula.
A Procuradoria denunciou Miguelito sob o artigo 243-G do CBJD. Portanto, o jogador pode ser penalizado com a ausência em 10 partidas e o pagamento da multa de R$ 100 mil reais. O atleta do Coelho teria proferido a fala “preto do c***” contra o jogador Allano, do Operário-PR. Vale pontuar que Miguelito foi liberado da prisão nesta segunda-feira, 05, em Ponta Grossa, para responder em liberdade pela denúncia de injúria racial.
O post Miguelito, do América-MG, é suspenso pelo STJD por injúria racial apareceu primeiro em Sportbuzz.
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.