Montadora japonesa pode deixar o Brasil em breve

A Suzuki pode deixar o Brasil em 2025. Isso porque a HPE, representante da marca no país, não pode importar novas unidades do jipe Jimny Sierra desde 1º de janeiro. Este é o único modelo da Suzuki vendido por aqui.

A expectativa é que a HPE firme acordo a matriz da Suzuki, no Japão, até o final de 2025. Sem o Jimny Sierra ou outro modelo para substituí-lo, a operação da Suzuki no Brasil pode ser encerrada.

Nova lei brasileira de emissão de poluentes barra importação do Jimny Sierra, da Suzuki

Por que a importação do Jimny Sierra foi impedida no começo de 2025? O jipinho da Suzuki não cumpre o Proconve L8. A norma entrou em vigor no Brasil em 1º de janeiro de 2025. É a oitava fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve).

Jipinho da Suzuki não cumpre o Proconve L8, nova lei brasileira sobre emissões de poluentes (Imagem: Divulgação/Suzuki)

Entre mil e 1,5 mil unidades do Jimny Sierra tinham chego ao Brasil antes do Proconve L8 entrar em vigor, segundo a revista Autoesporte. É o suficiente para manter concessionárias abastecidas com o jipinho até o final de 2025. Em média, 130 unidades são vendidas por mês.

A HPE tenta, há meses, negociar com a matriz japonesa uma atualização para o motor 1.5 aspirado da família K15B, usado no Jimny Sierra. No entanto, segundo apurou a Autoesporte, não houve acordo sobre quem arcará com os custos das modificações necessárias para atender o Proconve L8.

Vender SUV elétrico no lugar do jipinho manteria a Suzuki no Brasil

Uma alternativa para a Suzuki continuar no Brasil seria vender o E Vitara no lugar do Jimny Sierra. O e-Vitara é um SUV compacto elétrico, apresentado no exterior no final de 2024. Por ser elétrico, a homologação poderia ser mais simples.

E Vitara, da Suzuki, andando em paisagem off road
Alternativa para a Suzuki continuar no Brasil seria vender o E Vitara no lugar do Jimny Sierra (Imagem: Divulgação/Suzuki)

O e-Vitara tem 4,28 m de comprimento, tamanho próximo ao do Jeep Renegade. Já seu entre-eixos, de 2,70 m, parece o do Toyota Corolla.

Na Europa, a Suzuki vende três versões:

  • Uma de entrada com motor dianteiro de 144 cv, baterias de 49 kWh e tração dianteira;
  • Outra 4×2 com 174 cv e baterias de 61 kWh;
  • A versão 4×4, com 184 cv e motor traseiro de 65 cv para mover as rodas de trás.

Leia mais:

Em nota à imprensa, a HPE disse o seguinte:

“A Suzuki Veículos segue com seus planos para o mercado brasileiro aguardando a Matriz no Japão, diretrizes de próximos produtos disponíveis que atendem às normas de emissões brasileiras e que, por questões estratégicas, não podemos dar mais detalhes. Enquanto isso, a linha Jimny Sierra segue disponível à venda nas concessionárias da marca espalhadas pelo Brasil.”

O post Montadora japonesa pode deixar o Brasil em breve apareceu primeiro em Olhar Digital.


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Rolar para cima