Entre os humanos, grande parte do consumo de álcool está ligada à recreação. Há quem use a bebida, por exemplo, para ficar menos inibido, mais sociável e aumentar as chances de, quem sabe, encontrar alguém. Curiosamente, os machos de um tipo específico de mosca desenvolveram esse mesmo comportamento para se tornar mais atraentes na hora do acasalamento.
+ Leia mais notícias de Curiosamente e desvende um mundo escondido
Machos da mosca das frutas, nome popular da Drosophila melanogaster, tiveram mais êxito ao acasalar depois de ser alimentados com álcool, conforme mostrou um estudo recente publicado no periódico científico Science Advances. A pesquisa buscava desvendar os motivos pelos quais esses insetos são atraídos por esse tipo de líquido.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
A espécie costuma aparecer próxima às latas de lixo com frutas podres. Nesse estado, os vegetais tendem a fermentar e produzir o líquido embriagante espontaneamente. A relação do inseto com esse ambiente chamou atenção dos cientistas.
Anteriormente, estudos concluíram que o consumo poderia ser um mecanismo de compensação. A tese refutada dizia que, de modo semelhante ao feito por alguns humanos fazem para afastar a tristeza, machos desse inseto rejeitados estariam ingerindo o líquido para substituir as sensações de êxtase do acasalamento.
Machos da mosca das frutas sob efeito do álcool
O estudo atual, conduzido pelo Instituto Max Planck, atesta que a ingestão do líquido, na verdade, traz uma vantagem para o acasalamento: o aumento da liberação do feromônio, justamente o hormônio para atrair as fêmeas. Contudo, a ingestão não os deixa intoxicados — nem bêbados, como os humanos. Os machos da mosca das frutas têm um mecanismo pelo qual é possível aproveitar os benefícios do consumo de álcool sem se intoxicar — ou seja: nada de bêbados.
O post Mosca da cachaça? Inseto consome álcool para ficar atraente e acasalar apareceu primeiro em Revista Oeste.
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.