Os mosquitos podem ser animais bastante irritantes. Além de atrapalharem diversos momentos, especialmente as noites de sono, estes insetos podem transmitir doenças perigosas, caso da dengue, por exemplo.
No entanto, uma nova pesquisa realizada por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) aponta que eles podem ser mais inteligentes do que pensávamos. De acordo com o trabalho, os mosquitos são capazes, inclusive, de calcular distâncias.
Comportamento coletivo dos mosquitos
- O estudo analisou como se formam as nuvens de mosquitos.
- Nestas situações, segundo os cientistas, cada inseto ajusta sua posição com base na proximidade com seus semelhantes.
- Isso revela um comportamento coletivo da espécie semelhante às chamadas “transições de fase de segunda ordem”, um conceito bem estabelecido na Física.
- Ela é caracterizada por uma transformação contínua de uma substância causada por um fator externo.
- As conclusões foram descritas em pesquisa publicada na revista Brazilian Journal of Physics.
- As informações são do portal The Conversation, em artigo escrito por Osame Kinouchi, professor associado do Departamento de Física da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da USP, e Guilherme Roncaratti Galanti, mestrando em Física Aplicada à Medicina e Biologia, Universidade de São Paulo.
Leia mais
- Qual a função dos mosquitos na natureza?
- É verdade que só tem mosquito em lugar quente?
- Além de sugarem seu sangue, mosquitos podem te vacinar, diz estudo
Relação com o comportamento cerebral
Apesar de ter avançado na compreensão teórica sobre o comportamento coletivo de mosquitos, o estudo levanta novas perguntas intrigantes. Por exemplo, como os insetos detectam a densidade local e coordenam suas ações durante esta transição?
Os pesquisadores acreditam que o trabalho contribui para ampliar o alcance das ciências matemáticas e biológicas, ao conectar conceitos fundamentais da física a sistemas biológicos em diversas escalas. Além disso, pode abrir novos caminhos nos estudos sobre o cérebro.

De acordo com os cientistas, padrões parecidos estão presentes nas redes de neurônios cerebrais. Além disso, eles são observados na ecologia, epidemiologia e até mesmo em sociologia e economia, sugerindo que a organização coletiva é um tema central em sistemas complexos.
O post Mosquitos podem tomar decisões coletivas, segundo estudo brasileiro apareceu primeiro em Olhar Digital.
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.