O mundo nunca esteve tão conectado. Atualmente, as redes de comércio globais permitem comprar qualquer tipo de produto, não importando o país onde ele é produzido. E não é diferente no caso dos alimentos.
Este cenário significa que deixamos para trás o conceito de autossuficiência, ou seja, a capacidade de produzir tudo o que você consome. No entanto, as recentes disputas geopolíticas e os efeitos das mudanças climáticas despertam algumas dúvidas sobre qual será o futuro da nossa sociedade.
Maioria dos países depende de importações para garantir uma alimentação saudável
Em função desta situação, pesquisadores da Universidade de Edimburgo, na Escócia, e da Universidade de Göttingen, na Alemanha, resolveram investigar a capacidade dos países de se sustentarem sozinhos quando o assunto é alimentação. O resultado impressiona: das 186 nações analisadas, apenas uma pode ser considerada autossuficiente e produz alimentos nos sete grupos essenciais para uma dieta equilibrada. Provavelmente você está pensando no Brasil, mas saiba que, apesar da fama e da força do agronegócio brasileiro, a resposta é outra.
A análise levou em conta alimentos como vegetais, frutas, grãos integrais, carnes, peixes, leguminosas e laticínios. A equipe explicou que a maioria dos países depende fortemente de importações para garantir uma alimentação saudável à sua população, e muitos ainda importam a maior parte desses produtos de apenas um país, o que aumenta a vulnerabilidade em caso de crises ou rupturas comerciais.

Mesmo uniões econômicas, como as do Caribe e da África Ocidental, não conseguem atender totalmente à própria demanda interna, produzindo no máximo dois grupos alimentares. Já blocos como o Conselho de Cooperação do Golfo, no Oriente Médio, são autossuficientes apenas em carne. A América Latina, por sua vez, foi citada pela alta capacidade de produção de frutas. No entanto, a exportação em grande escala pode reduzir o consumo interno de nutrientes importantes, como a vitamina C. As projeções até 2032 ainda mostram pouco avanço na produção de laticínios e peixes na região.
Por fim, os cientistas destacam a autossuficiência alimentar como um desafio global e que não é uma realidade para a maioria dos países, inclusive o Brasil. Eles ainda ressaltam a necessidade de estimular a produção local diversificada e fortalecer a cooperação internacional.
Leia mais
- Mudanças climáticas devem deixar alimentos ainda mais caros
- O Agro está produzindo mais. O mundo, comendo menos
- Como a IA pode reduzir a fome e combater o desperdício alimentar

Qual é o único país autossuficiente em comida do mundo?
- Com todas estas informações, os pesquisadores afirmaram que apenas a Guiana (sim, a vizinha do Brasil) é capaz de produzir todos os 7 grupos alimentares para alimentar a sua população sem a necessidade de importações.
- Eles ainda citaram a China e o Vietnã como posições de destaque.
- Estas nações conseguem produzir de forma autossuficiente 6 dos 7 grupos alimentares.
- Já os piores cenários ficaram com Afeganistão, Emirados Árabes Unidos, Iraque, Macau, Catar e Iêmen.
- Estes países não são capazes de produzir alimentos de nenhum grupo para o consumo interno.
- O Brasil não foi citado diretamente na pesquisa, publicada na revista Nature Food.
O post Não é o Brasil: conheça o único país do mundo autossuficiente em alimentos apareceu primeiro em Olhar Digital.