A CBF pode ampliar ainda mais a sua lista de escândalos em 2025. Segundo reportagem de Lauro Jardim, do jornal O Globo, o CEO do Botafogo, Thairo Arruda, fez uma grave revelação em videoconferência com 30 dirigentes do futebol nacional. O apoio do clube carioca ao novo presidente da entidade, Samir Xaud, teria sido concatenado em motivos políticos.
Thairo explicou que fez um acordo com “Brasília” para evitar que John Textor, dono da SAF do Glorioso, fosse banido do futebol (pelas acusações de manipulação de resultados no Brasileirão); “Brasília” foi o termo utilizado para se referir ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes. Ainda conforme a reportagem, o membro do judiciário teria influência incontestável nas instâncias do Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), suficiente para redefinir o destino do empresário norte-americano.
Dessa maneira, um “toma lá, dá cá” político se firmou entre as partes. Em troca de proteção a Textor, o Botafogo votou no candidato de Gilmar Mendes (Xaud) ao invés de apoiar Reinaldo Carneiro Bastos – que era, até então, respaldado pelos clubes. Em dado momento, o Alvinegro até havia se posicionado de forma neutra no pleito. A intenção era ouvir ambos os lados e sugerir o adiamento da eleição para presidente da CBF em 60 dias.
Ver essa foto no Instagram
A saída conturbada de Ednaldo da CBF
O ex-presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, protocolou nesta segunda-feira, 20, uma petição no STF abrindo mão de tentar retornar ao comando da entidade máxima do futebol brasileiro. O documento foi apresentado após seu recente afastamento determinado pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), encerrando uma das mais turbulentas disputas de poder na história do órgão máximo do futebol brasileiro.
Segundo a defesa, Ednaldo tomou a decisão por entender que os desdobramentos do caso afetaram sua vida pessoal e familiar, especialmente após denúncias envolvendo a suposta falsificação de assinatura em um acordo firmado entre ele e opositores da CBF. Na petição, o dirigente reafirmou seu respeito às instituições e à Justiça.
O post Novo escândalo na CBF envolve Samir Xaud, Gilmar Mendes e John Textor apareceu primeiro em Sportbuzz.