A Lua é o único satélite natural da Terra. Ela é considerada fundamental para o nosso planeta por influenciar as marés, ajudar a estabilizar o clima e até servir como uma proteção contra asteroides e cometas.
Mas o que aconteceria se a Lua simplesmente deixasse de existir? Os efeitos poderiam ser muito piores do que você pensa, e, com certeza, isso poderia representar, em último caso, o fim da vida como conhecemos hoje.
Consequências de um mundo sem Lua
- Segundo cientistas, o primeiro efeito causado pela ausência da Lua seria uma noite significativamente mais escura.
- Isso acontece porque a superfície lunar reflete a luz do Sol, iluminando nosso céu noturno.
- Sem esse brilho indireto, todas as áreas que não tenham acesso à luz artificial se tornariam muito mais escuros do que estamos acostumados.
- O desaparecimento do nosso satélite natural também confundiria os animais.
- Muitos predadores, como corujas e leões, dependem das condições de iluminação criadas pela Lua para caçar.
- Já os roedores prosperariam neste novo mundo, alterando o equilíbrio natural existente hoje.
- As informações são do portal Popular Science.
Leia mais
- Fomos enganados pela Lua todo esse tempo, sugere estudo
- Startup quer extrair gás raro da Lua e vender por milhões
- Histórico! China realiza primeira medição a laser diurna na Lua
Clima extremo e extinção de várias espécies
Outros impactos, no entanto, seriam muito mais graves. A Lua exerce uma influência significativa nas marés devido à sua força gravitacional. Sem ela, as marés se moveriam a uma taxa muito mais lenta, cerca de um terço da normal. É importante destacar que elas não parariam de se mover completamente, pois o Sol também tem alguma atração gravitacional sobre os oceanos, embora menor do que a lunar.
De qualquer forma, os efeitos seriam suficientes para alterar drasticamente os ecossistemas costeiros, potencialmente destruindo muitos deles e interrompendo o fluxo de energia, água, minerais e outros recursos. Ecossistemas localizadas nas áreas oceânicas entre as marés alta e baixa seriam os mais afetados. Nesses locais, muitas espécies de caranguejos, caracóis, cracas, mexilhões, estrelas do mar, algas e algas poderiam simplesmente desaparecer. Isso deixaria várias aves migratórias sem comida, assim como mamíferos terrestres como ursos, guaxinins e veados.

Os movimentos das marés também ajudam a impulsionar as correntes oceânicas, que por sua vez direcionam os padrões climáticos globais. Sem eles, as temperaturas se tornariam muito mais extremas e graves eventos climáticos aconteceriam com maior frequência. Por fim, sem a gravidade da Lua mantendo a Terra no lugar, a inclinação do eixo do nosso planeta provavelmente mudaria drasticamente. Isso causaria mudanças climáticas sazonais extremas e eras glaciais mais frequentes. A nossa sorte é que não existe nenhuma evidência de que a Lua vai deixar de existir num futuro próximo.
O post O que aconteceria se a Lua desaparecesse? apareceu primeiro em Olhar Digital.