OpenAI acaba de entrar para o setor de cibersegurança

A IA generativa tem ampliado as ferramentas usadas por hackers, permitindo fraudes melhor elaboradas, como, por exemplo, com a capacidade de criar recibos falsos.

Para ajudar as empresas a se protegerem contra esses ataques, a OpenAI investiu na Adaptive Security, uma startup de Nova York que levantou US$ 43 milhões em um financiamento, com apoio do fundo da OpenAI.

A Adaptive Security usa IA para simular ataques cibernéticos e treinar funcionários a identificar ameaças, como chamadas telefônicas falsas de um “CTO” pedindo códigos de verificação ou e-mails fraudulentos.

Leia mais:

Símbolo de advertência transparecendo em azul
A Adaptive Security usa IA para simular ataques e treinar funcionários (Imagem: TippaPatt/Shutterstock)

Focada em ataques de engenharia social, a startup ajuda as empresas a detectar riscos e evitar erros humanos que podem levar a grandes perdas, como o caso do Axie Infinity, que perdeu US$ 600 milhões devido a um golpe.

Lançada em 2023, a Adaptive já conta com mais de 100 clientes, e o feedback positivo da startup ajudou a atrair o investimento da OpenAI.

Investimento vai permitir contratação de profissionais

  • Com mais de 100 clientes desde seu lançamento em 2023, a Adaptive planeja usar o novo financiamento para contratar engenheiros e continuar o desenvolvimento de suas ferramentas.
  • O cofundador Brian Long, que tem experiência em startups de sucesso, vê a empresa como uma resposta crescente às ameaças de IA, que estão tornando os ataques cibernéticos mais fáceis e sofisticados.
  • Long ainda sugeriu uma medida simples para proteger que nossas vozes sejam clonadas por hackers que desejam aplicar golpes: “Apague seu correio de voz”.
Logo do ChatGPT e da OpenAI
Avanços da IA generativa tem aberto possibilidades para hackers enganarem vítimas com conteúdos falsos (Imagem: Mamun sheikh K/Shutterstock)

O post OpenAI acaba de entrar para o setor de cibersegurança apareceu primeiro em Olhar Digital.


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

x
Rolar para cima