A McLaren deu um show de estratégia e desempenho neste domingo (4) e saiu do Grande Prêmio de Miami de Fórmula 1 com uma dobradinha histórica, liderada por Oscar Piastri, que conquistou sua quarta vitória em 2025. O australiano, que largou da quarta colocação, assumiu a liderança na volta 14 após ultrapassar Max Verstappen, e não foi mais alcançado. Lando Norris completou em segundo, enquanto George Russell, da Mercedes, garantiu o terceiro lugar. O até então pole position, Verstappen, terminou fora do pódio e viu sua vantagem no campeonato encolher.
A corrida marcou mais um capítulo da rivalidade entre McLaren e Red Bull nesta temporada. Piastri, em ritmo forte desde o início, se impôs diante do tetracampeão mundial com uma manobra decisiva. O piloto agora lidera o campeonato de pilotos com 131 pontos, 16 à frente de Norris. Verstappen, terceiro colocado no campeonato, vê Russell se aproximar com apenas seis pontos de diferença.
Com a vitória em Miami, Oscar Piastri amplia sua liderança no campeonato de pilotos, enquanto a McLaren dispara no Mundial de Construtores com 246 pontos. A Fórmula 1 retorna no dia 18 de maio, com o GP da Emilia-Romagna, sétima etapa da temporada 2025.
Ver essa foto no Instagram
Como foi a vitória de Piastri no GP de Miami
Verstappen manteve a liderança após a largada, apesar da pressão de Norris, que chegou a emparelhar com o holandês na curva 2. No entanto, ao ser fechado, o britânico da McLaren escapou do traçado e caiu para a sétima colocação. Isso abriu caminho para Andrea Kimi Antonelli pressionar Verstappen, enquanto Piastri aparecia logo atrás, seguido de Russell e Albon.
No pelotão intermediário, Gabriel Bortoleto, que largou em 13º, mantinha sua posição atrás de Hamilton, até sofrer com problemas mecânicos e abandonar a corrida. O brasileiro da Sauber não teve chances de reação.
Um toque entre Jack Doohan e Liam Lawson na primeira volta acionou o safety car virtual, encerrado na quarta volta — momento em que Piastri superou Antonelli e assumiu a vice-liderança. A partir daí, o piloto da McLaren começou a diminuir a diferença para Verstappen, chegando a menos de 1s na volta 8 e pressionando o adversário.
Após tentativas frustradas na volta 11, Piastri conseguiu a ultrapassagem definitiva na volta 14, assumindo a ponta da corrida na reta principal com manobra limpa por fora. Verstappen chegou a travar os pneus, e Piastri rapidamente abriu vantagem de 4 segundos.
Norris, que havia caído no início, recuperou posições com uma sequência de ultrapassagens sobre Albon, Russell e Antonelli. O reencontro com Verstappen veio na volta 18, e apenas na segunda tentativa o britânico conseguiu superar o rival da Red Bull, consolidando a dobradinha da McLaren.
Verstappen foi o primeiro do pelotão da frente a parar, na volta 27. A troca de pneus parecia estratégica até uma quebra no carro da Haas de Oliver Bearman provocar novo safety car virtual. A McLaren aproveitou para parar seus dois pilotos entre as voltas 30 e 31, e a Mercedes também trouxe Russell aos boxes. Com isso, o britânico da equipe alemã voltou à frente de Verstappen, posição que manteve até o final.
O post Piastri escala grid e vence GP de Miami; Verstappen fica fora do pódio apareceu primeiro em Sportbuzz.
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.