O Grande Prêmio da Arábia Saudita marcou uma virada importante no Campeonato Mundial de Fórmula 1 de 2025. Com uma pilotagem firme e estratégica, Oscar Piastri conquistou sua terceira vitória na temporada neste domingo (20) e assumiu a liderança do campeonato. O australiano da McLaren largou em segundo e não se intimidou com Max Verstappen, superando o tetracampeão logo na primeira volta e consolidando o triunfo após uma punição de cinco segundos imposta ao piloto da Red Bull.
Verstappen cruzou a linha de chegada em segundo, enquanto Charles Leclerc completou o pódio com a Ferrari, garantindo o primeiro top 3 da escuderia italiana em 2025. O monegasco esticou seu primeiro stint com os pneus médios, assumiu a liderança provisória na volta 24 e, após a troca para os compostos duros, recuperou posições até ultrapassar George Russell na volta 38, assegurando o terceiro lugar.
Como foi o GP da Arábia Saudita?
A corrida começou agitada. Na primeira volta, Yuki Tsunoda e Pierre Gasly se tocaram e bateram, acionando o safety car. A relargada aconteceu na volta 4, mas logo em seguida veio a punição para Verstappen, que havia saído da pista e não devolvido a posição conquistada sobre Piastri na curva 2.
Mesmo com a penalização, Verstappen manteve ritmo forte e só cumpriu os cinco segundos de punição durante a janela de pit stops, que se abriu com Oliver Bearman na volta 19. Russell parou na volta 21, Piastri logo depois, e Max visitou os boxes no giro seguinte. Ao fim dos pit stops, o holandês retornou na segunda posição, 4s4 atrás de Piastri, que administrou bem até o fim.
Ver essa foto no Instagram
Gabriel Bortoleto largou do 20º lugar com pneus médios e aproveitou o safety car inicial para antecipar sua troca para compostos duros. O brasileiro da Sauber fez um longo stint, superando as 40 voltas com o mesmo jogo de pneus, mas teve desempenho limitado. Após um toque com Fernando Alonso quando disputava a 15ª colocação — que lhe rendeu uma advertência —, o novato cruzou a linha de chegada em 17º. Seu companheiro Nico Hulkenberg terminou logo atrás, em 18º.
Largando em sétimo, Lewis Hamilton teve uma prova apagada. Apesar de ganhar uma posição na largada, foi superado por Lando Norris antes dos boxes. Depois da troca de pneus na volta 24, caiu para oitavo e não conseguiu acompanhar o ritmo dos rivais, terminando em sétimo.
O post Piastri vence seu terceiro GP do ano e assume liderança da tabela apareceu primeiro em Sportbuzz.
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.