O Banco Central divulgou as datas prováveis para o lançamento do Pix Parcelado. Além disso, o BC anunciou mais duas funcionalidades novas: Pix em Garantia e o autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução (MED)
A data prevista para o Pix Parcelado é em setembro deste ano. A nova funcionalidade permitirá que usuários contraiam crédito para parcelar transações, semelhante ao cartão de crédito parcelado com juros. O recebedor terá acesso imediato ao valor total, enquanto o pagador poderá dividir o pagamento com acréscimo.
- Quais são as top “Money Picks” para este mês? O Money Times ouviu analistas de toda a Faria Lima para descobrir; veja aqui o resultado
De acordo com o Banco Central, o Pix Parcelado tem como objetivo estimular o uso do sistema de pagamentos instantâneos no varejo. A funcionalidade poderá ser utilizada em qualquer tipo de transação Pix, incluindo transferências.
Já para as novas funcionalidades, as datas previstas para o lançamento são outras. O Pix em Garantia, previsto para 2026, permitirá que empresas ofereçam recebíveis futuros de Pix como garantia em operações de crédito.
O BC esclareceu que o Pix em Garantia é exclusivo para estabelecimentos comerciais e empresas, não alterando a forma como pessoas físicas utilizam o Pix. O lançamento em 2026 se deve à necessidade de uma infraestrutura mais complexa.
O autoatendimento do MED tem previsão para o dia 1 de outubro deste ano. Essa funcionalidade modernizará o processo de contestação de transações Pix em casos de fraudes, golpes e crimes.
Os usuários poderão contestar de forma simples e intuitiva diretamente nos aplicativos dos bancos. O processo se tornará totalmente digital, eliminando a necessidade de contato com o atendimento da instituição financeira.
O MED existe desde 2021, mas era restrito a casos comprovados de fraudes ou erros operacionais das instituições financeiras, não abrangendo desacordos comerciais ou envios equivocados.
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.