Um dia após o anúncio do presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, sobre novas funcionalidades no sistema Pix, o órgão divulgou o cronograma previsto para o lançamento de três dessas novidades.
As datas estimadas para disponibilização são:
- Pix parcelado: setembro deste ano;
- Autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução: 1º de outubro.
- Pix em garantia: em 2026.
Pix parcelado
Essa nova função permitirá ao usuário realizar pagamentos parcelados utilizando crédito, de maneira semelhante ao parcelamento com juros no cartão de crédito. Enquanto o beneficiário receberá imediatamente o valor integral, o pagador poderá dividir o pagamento em parcelas acrescidas de juros.
De acordo com o BC, essa novidade visa facilitar compras maiores no comércio via Pix e atender usuários sem acesso a outras modalidades de crédito. Além de pagamentos, o Pix parcelado estará disponível para qualquer transferência via Pix.

Autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução (MED)
Exclusivo para casos de fraudes, golpes, crimes ou erros técnicos das instituições, o autoatendimento do MED permite que usuários contestem transações Pix diretamente nos aplicativos bancários. A modernização do sistema elimina a necessidade de contato com o atendimento dos bancos, tornando o processo totalmente digital.
Criado em 2021, o MED não se aplica a desacordos comerciais, erros de terceiros ou erros do usuário na digitação da chave Pix. Com a nova versão, os clientes poderão acompanhar com facilidade o andamento dos pedidos de devolução. Segundo o BC, essa mudança agilizará bloqueios de recursos transferidos indevidamente, aumentando as chances de recuperação dos valores.

Pix em garantia
Esta ferramenta possibilitará às empresas usarem valores futuros a serem recebidos via Pix como garantia em operações de empréstimo. O objetivo é reduzir os custos do crédito para negócios, especialmente aqueles que utilizam frequentemente o Pix em suas transações.
Na prática, essa modalidade permitirá que instituições financeiras tenham mais segurança para reduzir juros, cobrindo eventuais inadimplências. O Banco Central esclareceu que esta funcionalidade será voltada exclusivamente para empresas, sem alterações no uso do Pix por pessoas físicas, e justifica o prazo para 2026 pela complexidade técnica da implementação.
Diferenciação de comprovantes
Desde terça-feira (1º), é obrigatório que comprovantes de agendamento de Pix exibam claramente o termo “Agendamento Pix” e um ícone que combine calendário e relógio. Já os comprovantes de transações finalizadas devem apresentar um ícone de confirmação.
Segundo o BC, essa mudança visa coibir fraudes com comprovantes falsos e facilitar a verificação imediata por parte do recebedor. Recentemente, tem sido frequente o golpe do Pix agendado, em que o comprador exibe ao vendedor um comprovante de agendamento, posteriormente cancelando a operação, o que causa prejuízos ao vendedor. A nova diferenciação visual pretende evitar esses golpes.
O post Pix vai ficar mais seguro e prático com essas novidades; veja! apareceu primeiro em Olhar Digital.
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.