Presa extra faz cobra da morte rara produzir mais veneno

Uma das serpentes terrestres mais venenosas do mundo, a cobra da morte (Acanthophis antarcticus), surpreendeu uma equipe de cientistas na Austrália com um detalhe raro: uma terceira presa funcional. Sim, um exemplar da espécie apareceu com uma “arma extra” na boca – e ninguém sabe explicar exatamente o porquê.

O caso foi descoberto no Australian Reptile Park, localizado em Somersby, na costa central de Nova Gales do Sul, onde a cobra já vive há cerca de sete anos. Ela participa do programa de coleta de veneno, usado na produção de antídotos. No entanto, somente há quase um ano é que os tratadores notaram que além das duas presas normais havia uma terceira, do lado esquerdo da boca (e funcionando perfeitamente).

“Cobras perdem e trocam presas com certa frequência, isso é natural. Mas ter uma terceira, ativa e produzindo veneno, é algo que nunca vimos antes”, explicou Billy Collett, gerente do parque, ao site IFLScience. Segundo ele, a causa mais provável é uma mutação genética rara. Não se trata de algo comum nem esperado em outros indivíduos da espécie.

Cobra da morte com três presas produz mais veneno para o programa de fabricação de antídoto do Australian Reptile Park. Crédito: Reprodução/Australian Reptile Park

Leia mais:

Picada de cobra da morte pode ser fatal

A cobra da morte comum já é assustadora por natureza. Seu bote é um dos mais rápidos do mundo, levando apenas 0,15 segundo para atacar. Ela se alimenta de sapos, lagartos e pássaros, mas uma mordida acidental em humanos pode causar paralisia, dificuldades respiratórias e até morte, sem tratamento imediato. Agora, imagine então o estrago que uma terceira presa funcional seria capaz de fazer.

Embora assustadora, a descoberta está sendo útil. Como a cobra continua saudável e produz muito veneno, ela contribui muito para a fabricação de antídoto, que salva dezenas de vidas todos os anos.

O parque coleta veneno de outras quatro espécies altamente perigosas: taipans, cobras marrons, cobras tigre e cobras pretas. E, agora, conta com esse exemplar especial, que mostra como a natureza pode ser surpreendente – e até um pouco exagerada, quando resolve inovar.

O post Presa extra faz cobra da morte rara produzir mais veneno apareceu primeiro em Olhar Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima