No coração de Manguinhos, na Zona Norte do Rio de Janeiro, o projeto Team Lima vem mudando a realidade de cerca de 100 crianças e jovens por meio do karatê. Liderado pelos professores Wendell Lima (29 anos) e Gabriel Santos (23 anos), ambos moradores da comunidade e ex-alunos do projeto social, a iniciativa completa dois anos com histórias de superação e transformação.
Wendell e Gabriel são frutos de um trabalho social apoiado pela Legião da Boa Vontade (LBV) e outros parceiros há mais de 15 anos, como Super Rádio Brasil, Prime Esportes, Boomboxe, Tintas Nacional e Confederação Brasileira de Karatê (CBK). Essas instituições foram essenciais na trajetória dos dois atletas, fornecendo suporte em competições, materiais esportivos e, principalmente, oportunidades. Nesta terça-feira (8/4), representantes da LBV visitaram o projeto Team Lima em um encontro promovido por Daniel Fabrício, que é um grande incentivador do projeto.
“A LBV, a Rádio Brasil e todos os parceiros me ajudaram bastante na minha caminhada esportiva, apoiando em competições, com viagens, lanches, kimonos e outros materiais. Sou muito grato por isso. Hoje sigo dando aula, dando continuidade ao legado. Quero tirar jovens da rua. O esporte salva vidas, muda pessoas e transforma a sociedade”, afirma Wendell Lima, que começou no karatê aos 15 anos e hoje é faixa-preta pela CBK.
Gabriel Santos, que iniciou na modalidade aos 8 anos, também destaca o impacto do apoio recebido: “Com o auxílio da LBV, fui campeão estadual e cheguei ao 5º lugar no ranking nacional. Agora, posso repassar minha experiência para outros jovens e continuar escrevendo essa história”.
O Team Lima ensina técnicas do karatê e também valores como disciplina, respeito e perseverança. O projeto se soma a outras ações de longo prazo apoiadas pela LBV e seus parceiros, que há 15 anos investem no esporte como ferramenta de inclusão social em comunidades em situação de vulnerabilidade.
O post Projeto social transforma vidas através do karatê em Manguinhos apareceu primeiro em Sportbuzz.
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.