A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou nesta quinta-feira (10), que o bloco decidiu congelar temporariamente suas primeiras medidas de retaliação comercial contra os Estados Unidos. Segundo comunicado publicado na rede social X, a suspensão valerá por 90 dias.
“Tomamos nota do anúncio feito pelo presidente Trump. Queremos dar uma chance às negociações. Enquanto finalizamos a adoção das contramedidas da UE que tiveram forte apoio de nossos Estados-membros, nós as colocaremos em espera por 90 dias”, disse ela.
A pausa ocorre após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar a suspensão parcial, também por 90 dias, de tarifas impostas ao bloco europeu. No entanto, a sobretaxa global de 10% segue em vigor para países como o Brasil, e a taxa aplicada a produtos chineses subirá para 125%.
Retaliação europeia adiada
Na véspera, os países da União Europeia haviam aprovado uma lista de produtos norte-americanos que poderiam ser atingidos por novas tarifas. As taxas estavam programadas para começar a ser aplicadas já na semana seguinte, a partir de 15 de abril. A Comissão Europeia confirmou que as medidas estavam prontas para entrar em vigor.
A suspensão das retaliações foi recebida com otimismo por Von der Leyen, que classificou a decisão de Trump como “um importante passo no sentido de estabilizar a economia global”.
No mesmo comunicado, ela reforçou que a UE segue “comprometida com negociações construtivas com os EUA, com o objetivo de alcançar um comércio sem atritos e mutuamente benéfico.”
Von der Leyen também destacou a estratégia do bloco de buscar novos parceiros: “Ao mesmo tempo, a Europa continua a se concentrar na diversificação de suas parcerias comerciais, envolvendo-se com países que representam 87% do comércio global e compartilham nosso compromisso com uma troca livre e aberta de bens, serviços e ideias.”
Ver essa foto no Instagram
Leia também: Donald Trump sobre possível terceiro mandato: ‘Não estou brincando’
O post Retaliações da União Europeia aos EUA são suspensas por 90 dias apareceu primeiro em Perfil Brasil.
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.