A número 1 do mundo, Aryna Sabalenka, garantiu sua vaga nas quartas de final do Madrid Open ao superar a norte-americana Peyton Stearns (44ª do ranking) por 6/2 e 6/4 nesta terça-feira (29), na Caja Mágica. Com o resultado, a bielorrussa alcançou sua 20ª vitória na história do torneio e segue firme na busca pelo tricampeonato — ela já conquistou o título na capital espanhola em 2021 e 2023.
Com a vitória, Sabalenka também se isolou como a líder de vitórias em nível WTA na temporada de 2025, com 28 triunfos, superando a norte-americana Jessica Pegula, que soma 27.
Cabeça de chave número 1, Sabalenka enfrentará nas quartas de final a vencedora do duelo entre a ucraniana Marta Kostyuk (cabeça 24) e a russa Anastasia Potapova (39ª). Contra Kostyuk, a líder do ranking tem retrospecto positivo de 2 a 0; diante de Potapova, venceu o único confronto entre elas.
Ver essa foto no Instagram
A partida entre Sabalenka e Stearns
O duelo desta terça foi o segundo entre Sabalenka e Stearns. No primeiro encontro, em Indian Wells 2024, a americana chegou a sacar duas vezes para o jogo e teve quatro match points, mas Sabalenka conseguiu a virada e venceu no tie break do terceiro set.
Dessa vez, o placar não refletiu totalmente a disputa equilibrada. Stearns teve chances claras, especialmente no primeiro set, quando criou dez break points, mas Sabalenka salvou todos eles com frieza.
Apesar de um aproveitamento modesto de 53% no primeiro serviço, Sabalenka venceu 83% dos pontos quando acertou o saque inicial. A consistência nos momentos de pressão fez a diferença.
No segundo set, Stearns finalmente quebrou o saque da adversária em sua 13ª tentativa, empatando o duelo em 3/3 e depois assumindo a liderança com 4/3. No entanto, Sabalenka mostrou por que é a melhor do mundo: reagiu de forma contundente, venceu os três games seguintes e fechou o jogo com autoridade.
No total, Sabalenka converteu quatro de sete break points e disparou 22 winners, contra 13 da americana, mantendo um desempenho perfeito contra jogadoras fora do Top 40 na temporada — agora são 14 vitórias em 14 jogos nesse recorte.
O post Sabalenka elimina Stearns e vai às quartas em Madrid apareceu primeiro em Sportbuzz.
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.